Mais de metade dos inquiridos (52%) admite viajar mais agora que há dez anos, sendo que 49% considera que este facto ocorre porque viajar se tornou mais acessível. Enquanto que 54% considera que tem agora maior disponibilidade financeira para despender em viagens do que tinha há dez anos.

Um dos dados mais curiosos, resultante deste inquérito, é o aumento das viagens dentro do país, com 78% dos portugueses a afirmarem que viajavam pelo país quando eram crianças e 83% a afirmarem que o fazem agora, com as suas famílias.

Estas são algumas das conclusões do estudo “Viajar através de gerações” agora apresentado pela eDreams, agência de viagens online da Europa, que contou com a participação de mais de 13.000 viajantes de todo o mundo. Este estudo analisou as principais diferenças nas tendências de viagem entre as diferentes gerações.

Vá para fora cá dentro continua a estar em voga

A região do Algarve é, sem dúvida, o destino de eleição dos portugueses para as suas férias, resistindo ao evoluir dos tempos. A percentagem de inquiridos que viajava e viaja para o Algarve nas suas férias, fixa-se em redor dos 60%.

Uma das grandes novidades é a descida de popularidade da América do Sul, ao longo do tempo, tendo mesmo sido ultrapassada pelas Caraíbas como o destino para onde os portugueses mais viajam, fora da Europa.

O estudo demonstra, igualmente, que o destino predileto dos portugueses para as suas férias, no velho continente, continua a ser a vizinha Espanha, apesar de registar um decréscimo ao longo dos anos, ou seja, 65% dos inquiridos viajavam para Espanha quando crianças e agora apenas 60% viajam para o país vizinho para passar férias.

Algarve
Algarve créditos: Pixabay

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Ao longo do tempo verificam-se algumas oscilações, em termos de popularidade dos destinos. Assim, os destinos europeus em franca ascensão são o Reino Unido de 16% quando eram crianças, para 30% agora; a Alemanha de 10% para 14%; a Europa de Leste de 3% para 9%; e a Irlanda de 1% para 5%. Também para fora do continente europeu existem mudanças, com a América do Sul a perder o primeiro lugar, como destino favorito dos portugueses, para as Caraíbas que cresceram de 13% para 40%; os EUA de 8% para 27%; o Norte de África de 10% para 18%; e o México de 8% para 14%.

Segundo ainda o inquérito realizado, as férias em cidades também estão a aumentar, com 33% dos inquiridos a admitirem que estão mais dispostos a fazer férias em cidade, do que estavam há dez anos. Neste ponto, 40% dos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos admitem tal predisposição, assim como 30% dos adultos com mais de 30 anos de idade.

Caraíbas
Caraíbas créditos: pixabay

Os diferentes destinos que cada geração escolhe para as férias

As diferenças não são muito significativas, com os destinos mais populares a serem escolhidos, transversalmente, por todas as faixas etárias. Como é o caso do destino interno predileto para passar as férias de verão que é o Algarve.

Na Europa, Espanha é o local favorito por todas as gerações, no entanto França já começa a aproximar-se do topo, nas escolhas dos portugueses como destino de férias, nomeadamente nas idades compreendidas entre os 40 e os 49 anos de idade. É precisamente nesta faixa etária que surge a maior diferença de escolha de destino fora do Continente Europeu, ou seja, todas as outras gerações escolhem as Caraíbas, enquanto dos 40 aos 49 anos de idade optam pelos EUA.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.