Alojamento, restauração, quintas, unidades de produção locais, equipamentos culturais e até outras empresas de animação turística integram os programas organizados que a PortugalNTN está a promover e a vender na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 1 a 5 de março, no Parque das Nações.

A empresa tem stand próprio nesta que é a maior Feira de turismo do país, mas as suas ações de promoção não ficam por aí. “Vamos fazer uma apresentação dos Walking Tours, em diversos espaços, que desenhamos, que integram, atualmente, cerca de 90 parceiros, entre os quais os municípios onde decorrem as atividades, agentes de animação turística e parceiros ligados à hotelaria, à restauração e às experiências relacionadas com produtos endógenos.”, adianta Domingos Pires, sócio-gerente da empresa.

Porque estes programas promovem essencialmente o território, a sua identidade e as experiências temáticas que é possível realizar, a PortugalNTN conseguiu acordar com as diversas Comunidades Intermunicipais, nomeadamente, Terras de Trás-os-Montes, Douro, Alto Tâmega e Barroso e também com o Turismo Porto e Norte, para usar os respetivos espaços de conferências e apresentações, para fazer o lançamento dos seus Walking Tours.

“No total faremos cinco apresentações dos Walking Tours, programas devidamente estruturados, com duração variável, planeados em territórios onde existem infraestruturas homologadas ligadas ao Turismo de Natureza”, explica João Neves, também sócio-gerente.

A empresa tem como princípios integrar soluções e parceiros que possam acrescentar valor ás experiências que pretende proporcionar ao visitante e turista. Não conhece “fronteiras” administrativas entre municípios, por isso os programas integram sempre um espaço geográfico que vai além dos limites de cada concelho. Em cada lugar procura nos agentes locais o conhecimento mais profundo, garantindo que, dessa forma, o visitante ou turista consegue levar “o melhor” de cada lugar.

“Quando falamos de escala, de cooperação, de promoção conjunta, temos de olhar para o território no seu todo e depois, em cada lugar, ir buscar as especificidades que mais se destacam, que conferem maior autenticidade a cada experiência.

A empresa trabalha, atualmente, essencialmente com o mercado americano, e tem na sua oferta pacotes turísticos que podem ser feitos em 1 dia, 3 dias, 5 dias, uma semana ou até duas semanas. Estes tours podem ser feitos com guias, mas também podem ser autoguiados, isto é, os turistas podem comprar o pacote e realizar a visita em total autonomia, com a certeza de que em cada lugar o serviço que foi contratado está assegurado.

“O que pretendemos mostrar com o nosso exemplo é que a cooperação e as parcerias são enriquecedoras para todos e quem ganha com isso é, por um lado, o turista que garantidamente vai ter uma experiência mais completa, por outro, o território que assegura uma imagem mais positiva”, remata o responsável.