Durante o mês de fevereiro, todos podem escolher as suas árvores favoritas através da votação online em www.treeoftheyear.org. O ano passado, o concurso recebeu mais de 250 mil votos de toda a Europa.

A Árvore Europeia do Ano pretende destacar a ligação emocional que os habitantes e as comunidades têm com as suas árvores, bem como realçar a importância para o Património Natural e Cultural da Europa.

Entre as histórias partilhadas este ano é possível encontrar uma das árvores mais antigas da Europa, o carvalho Stelmužė da Lituânia; as árvores que crescem junto de alunos de uma escola, como é o caso das árvores concorrentes da Escócia e Alemanha; ou árvores sobreviventes do desenvolvimento urbano, como o carvalho Brimmon de Gales, e ainda uma árvore muito cinematográfica localizada em Inglaterra (conheça todas as histórias no site do concurso).

Os países concorrentes são Bélgica, Bulgária, República Checa, Inglaterra, Estónia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Lituânia, Irlanda do Norte, Polónia, Escócia, Eslováquia, Espanha e País de Gales.

O concurso tem o apoio do Comissário para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella. "No mundo atual, cada vez mais as árvores precisam de ser celebradas devido ao crescimento urbano. Fico contente por ver que este concurso presta homenagem à sua história e à relação especial que estas têm com as pessoas", afirmou o Comissário.

Os vencedores serão homenageados na cerimónia de entrega de prémios, dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Veja a galeria para conhecer as árvores concorrentes de cada país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.