Esta exposição de fotografias do MD, sediado em Peso da Régua, no distrito de Vila Real, insere-se na iniciativa “O Douro à Volta do Mundo – Magellan World”, que está a ser promovida pela Associação dos Empresários Turismos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR).

O diretor do MD, Fernando Seara, afirmou hoje à agência Lusa que a “exposição é uma homenagem às pessoas e às paisagens durienses”.

“Ao trazer para a Casa de Portugal em São Paulo o melhor que temos no Douro, não só estamos a promover a região como estamos a homenagear quem construiu e quem mantém este território único”, frisou.

A exposição é composta por uma seleção de 25 peças, com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro, que, “de uma forma muito simples, pretende mostrar o significado da ‘Terra’ como um dos mais sólidos e perenes valores sociais e culturais de uma comunidade”.

Nestas fotografias revela-se o rio Douro, os barcos rabelos, os vinhedos e as cores que pintam as folhas das videiras no outono, o trabalho na agricultura, e até grandes eventos que se realizam no território e atraem milhares de pessoas, como a meia maratona do Douro e as corridas no circuito interacional de Vila Real.

Fernando Seara salientou que esta mostra reúne “vários autores que têm contribuído para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses”.

A exposição do Douro no Brasil insere-se também nas comemorações dos 81 anos da fundação da Casa de Portugal de São Paulo e estará patente ao público até 14 de novembro, partindo depois em itinerância pelas principais cidades dos estados brasileiros.

No âmbito do “Magellan World”, a AETUR está esta semana em São Paulo, Brasil, a realização várias ações de promoção de vinhos, turismo e cultura que visam atrair mais visitantes e mais investimento à região.

O projeto resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020 de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.