Por breves segundos, o público sustentava a respiração ao ver que o avião que realizava acrobacias, um PITTSS SDB comandado por Luís Garção, parecia que estava em queda livre, mas, rapidamente, o temor dava lugar à euforia contagiante, quando, com fumo, desenhava no céu de Bragança uma espiral, consequência de mais um looping ou uma manobra de rotação a 360 graus, em diferentes tempos. Impressionante e lindo de se ver.

Pouco tempo depois, a expectativa enorme de ver Ramon Alonso, que no seu percurso acrobático exibe mais de uma centena de prémios, entre eles, o título de Campeão do Mundo, era enorme.

Ao comando de um avião com 450 cavalos, “dançou” como uma pena, ao ritmo de uma coreografia suave, delicada, mas cheia de técnica, com manobras quase mágicas. Com mais de 44 anos de experiência, 25 mil horas de voo e mais de 3.500 horas de voo acrobático o piloto superou todas as expectativas e emocionou o público que o aplaudiu com entusiasmo.

Nas acrobacias, destaque ainda para Ricardo Tavares, que operava um ACROSPORT, e Jorge Cardoso, com um IAK 52, um piloto profissional, que se dedica à acrobacia há apenas dois anos, um transmontano, natural de Miranda do Douro que já garantiu que será presença assídua nos eventos futuros do ACB, “e regressar ao Careto AirShow, sem dúvida”.

Nas performances de equipa, Olias Sanchez e Olias Arce, ambos espanhóis, assim como a Patrulha Fantasma (José Figueiredo e Carlos Costa), exibiram técnicas de coordenação, de equilíbrio e sincronização absolutamente fantásticas, cruzando-se “a corte de faca”, com enorme elegância, deixando o público a pensar “como fazem, de que forma se sintonizam com tanta perfeição?”. Mas os pilotos asseguram que “não há segredos”, há conhecimento, respeito absoluto pelas regras de segurança, muito treino e uma enorme paixão pela aviação, transformando uma forma de transporte numa arte de representação e beleza.

E, tudo isto, realizado debaixo de um apertado protoloco de segurança que garantiu um evento sem imprevistos ou sustos, realizado debaixo da supervisão atenta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A estrela do careto AirShow, pela sua imponência, é o ANTONOV, um mítico avião fabricado a partir dos anos 80, com múltiplos fins, mas especialmente desenhado para transporte de cargas pesadas.

Como duas exibições distintas, os paraquedistas, vestidos de Caretos, fizeram um fantástico Show, lançando-se de salto sobre a multidão e poisando exatamente, no lugar definido, a poucos metros da curiosa assistência.

 Uma centena de aeronaves presentes no evento

O Careto AirShow aconteceu no dia 2 de julho, mas desde o dia 1 que o céu de Bragança registava uma enorme movimentação, graças à chegada, não só dos pilotos que participaram no espetáculo acrobático, mas também das cerca de 100 aeronaves, oriundas de Portugal e Espanha, de norte a sul de ambos os países, que vieram a assistir a esta grande festa da comunidade aeronáutica ibérica.

Ainda no calor da emoção do momento, Nuno Fernandes, presidente do ACB, repetia com enorme satisfação: “foi o melhor de sempre, um sucesso enorme que nos aumenta a responsabilidade de, para o ano, fazer ainda mais e ainda melhor, tem de ser perfeito”.

O evento, feito com enorme entusiasmo e dedicação pelo ACB, conta com uma equipa de voluntários de 80 pessoas que asseguraram toda a organização, sempre sujeitos a rigorosos briefings, essencialmente sobre segurança, de forma a garantir que todos estavam capacitados para dar resposta às exigências de um evento desta natureza.

E foi graças a esta logística, que milhares de pessoas puderam passar pelo aeródromo de Bragança no dia 2 de julho e usufruir do brilhantismo do espetáculo. Com entrada livre, não é possível aferir quantas pessoas exatamente passaram pelo recinto, mas, a olho nu, era visível a surpreendente adesão. O evento tinha dois consideráveis parques de estacionamento de apoio que abarrotaram, formando-se filas de mais de cinco quilómetros, quer nos carros estacionados nas bermas da estrada, quer dos carros que ainda tentavam aceder ao aeródromo, o que não é nada usual em Bragança.

O ar de satisfação dos presentes era visível nas suas expressões, a maioria de telemóvel virado para o céu para registar os momentos surpreendentes a que assistiam.

Os caretos, gaiteiros e grupos de bombos, garantiram animação permanente.

O já tradicional passeio de automóveis clássicos também deu um enorme contributo para o sucesso deste evento. Com cerca de 160 clássicos a participar que ficaram toda a tarde em exibição no recinto do evento.

Por fim, e não menos importante, a Festa dos anos oitenta “Oitentamente”, reuniu centenas de pessoas contagiadas pela alegria que caracterizou esta grande festa da comunidade aeronáutica e de toda a comunidade transmontana, que é o Careto AirShow.

Este festival aéreo, que junta a cultura e a tradição local à aeronáutica e aviação civil, acontece anualmente no primeiro fim de semana de julho.