O maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal, exclusivamente dedicado ao público em geral, volta a acontecer como habitualmente na terceira semana de setembro, contando com 14 companhias de 7 países. Os Encontros Mágicos acontecem com produção da Luís de Matos Produções e é co-organizado pela Câmara Municipal de Coimbra.

O Festival Internacional de Magia de Coimbra continua a dividir-se por cinco linhas de ação: Magia de Rua (no centro de Coimbra), Magia na Região (espetáculos nas freguesias limítrofes), a Escola de Magia, a Magia Solidária e as Galas Internacionais de Magia, que decorrem no Grande Auditório do Convento São Francisco, nos dias 20 e 21 de Setembro.

Os artistas convidados da 28ª Edição dos Encontros Mágicos são: Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (Espanha), Keiichi Iwasaki (Japão), Luis de Matos (Portugal), Mago Teto (Espanha), Mago Vituco (Espanha), Nando Caneca (Espanha), Paulino Gil (Espanha), Rafael Titonelly (Brasil), Tá na Manga (Portugal) e Tim Oelbrandt (Bélgica).

A Magia de Rua acontecerá em espaços como a Praça 8 de Maio, Rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Rua Visconde da Luz, Parque Manuel Braga, Rua da Sofia, Mercado Municipal D. Pedro V, Largo da Portagem e no Parque Vale das Flores.

O festival não acontecerá apenas no centro da cidade de Coimbra mas também em quatro freguesias de Coimbra (São João do Campo, Cernache, Ribeira de Frades e Eiras e São Paulo de Frades), no sentido da descentralização iniciada em 2015.

A componente solidária é uma das mais indeléveis marcas dos Encontros Mágicos. A Magia Solidária contará com espetáculos a decorrerem no Hospital Pediátrico e no Estabelecimento Prisional.

Na sequência do êxito da iniciativa “Aula de Magia”, iniciada em 2015 e lecionadas por Paulino Gil, esta, também, repetir-se-á, possibilitando a dezenas de crianças entre os 6 e os 12 anos, um curso de iniciação à Arte Mágica, que acontecerá no Convento São Francisco. Este ano, existem três perfis: nível I, nível II e necessidades especiais.

Esta edição inclui também uma Oficina de Origami, conduzida pelo Mago Vituco e dirigida a todos os públicos. Acontece no Convento São Francisco e oferece uma oportunidade única para aprender a criar figuras simples, proporcionando uma experiência educativa e artística que convida os participantes a mergulhar no mundo fascinante do Origami. Está disponível entre os dias 17 e 21 de Setembro, sempre às 18h30, exceto no dia 21 de setembro que terá a sessão às 10h00.

Ainda no Convento São Francisco, será possível visitar a exposição “PAPER DREAMS”, que apresenta 22 peças de origami originais do mestre Adriano Mariani, criadas a partir de uma única folha de papel sem uso de tesoura ou cola.