Quem nunca sonhou em ser dono de uma ilha tropical? Enquanto muitos apenas sonham, este grupo de investidores tornou o sonho em realidade ao comprar Coffee Caye, a primeira ilha do mundo financiada através de crowdfunding.

Localizada ao largo da costa de Belize, no Mar das Caraíbas, Coffee Caye está rodeada por coqueiros e recifes de coral. Percorrer a ilha de uma ponta à outra não demora mais do que 5 minutos.

Marshall Mayer é o co-fundador de Let's Buy an Island, um projecto ambicioso que em 2018 se propôs a financiar a compra de uma ilha. Em Dezembro de 2019, as aspirações do grupo tornaram-se realidade, angariando mais de 250.000 dólares para completar a compra de Coffee Caye.

Além de uma parte da ilha, os investidores também investiram num invulgar projecto de construção da nação, porque Coffee Caye tem a sua própria bandeira nacional, hino e governo, sendo também a mais recente "micronação" do mundo - uma entidade que reivindica independência mas não é reconhecida como tal pela comunidade internacional.

Os investidores desejam agora tornar a ilha num destino turístico de sonho e receber o retorno dos $3,250 (quase €3,000) que cada um investiu na ilha.

Criar uma nação sempre fez parte da ideia ousada por trás do projeto de crowdfunding. “É muito irónico”, disse, à Euronews Travel, Morgan Bouvren, um dos investidores, “não pretendemos declarar independência de Belize. Mas temos a nossa bandeira e constituição com regras engraçadas".

“Sempre há essas conversas, esse debate sobre: o que é um país, o que é uma nação, o que significa ir a um lugar como a Transnístria. E em algum momento, pensamos: talvez devêssemos criar o nosso próprio país apenas para ver como é e para nos divertir um pouco no processo”, explicou à Euronews Travel.

Embora os investidores possam comprar várias ações, cada pessoa tem direito a um voto nas decisões democráticas da ilha. Os primeiros investidores escolheram Coffee Caye de uma lista de ilhas nas Filipinas, Malásia, Irlanda, Panamá e Belize.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.