Filmado por Filipe Morato Gomes, autor do blogue de viagens Alma de Viajante e um dos criadores do projeto Rostos da Aldeia - cuja equipa também visitou recentemente o território e publicou um documentário sobre os tiradores de cortiça de Coruche -, o filme retrata uma viagem por 10 municípios da região do Montado de Sobro e Cortiça no Ribatejo e Alto Alentejo (Almeirim, Avis, Benavente, Chamusca, Coruche, Crato, Fronteira, Gavião, Ponte de Sôr e Portalegre), focando-se não só nas belas paisagens do montado e no património arquitetónico, mas principalmente nas suas gentes e tradições.

"Estou imensamente feliz e honrado com esta seleção, que, acima de tudo, permite levar o nome de Portugal - e em especial dos territórios do Montado de Sobro e Cortiça - a um vasto público espalhado pelos quatro cantos do mundo", afirma o blogger.

Susana Cruz, Vereadora na Câmara Municipal de Coruche e líder do projeto, salienta "a visibilidade além-fronteiras" que a distinção pode trazer ao território e o potencial da mesma para “atrair novos visitantes estrangeiros à região do Montado de Sobro e Cortiça".

Veja aqui o filme.

O Japan World's Tourism Film Festival é membro do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e integra o Circuito CIFFT, a maior competição de filmes publicitários e promocionais de turismo do planeta. A 5.ª edição do festival japonês contou com a participação de 1.418 filmes oriundos de mais de 100 países, tendo a cerimónia de entrega de prémios tido lugar na perfeitura de Shiga, no Japão.

De referir que o segundo episódio da série, focada nos municípios do Alentejo Central - Arraiolos, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Sousel -, se encontra também entre os Finalistas do prestigiado International Tourism Film Festival Africa, que decorrerá no mês de maio na Cidade do Cabo, África do Sul.