A 27ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e a Fundação Abreu Callado, em Benavila, no Alentejo, de 7 a 13 de de novembro.
Nesta edição, o evento contará com a participação de 30 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica).

O 27º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes. O valor das pulseiras será entre 75€ e 90€.

A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo

Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 27 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.