Já na sua 14.ª edição, oART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo é um certame consolidado no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo à competição os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais.

Durante os quatro dias do festival, serão exibidos os filmes que compõem a short list da competição, selecionados pelo júri internacional entre todos os candidatos. No total, serão exibidos 74 filmes, integrados em 17 sessões temáticas. As sessões temáticas serão antecedidas de mesas-redondas, em que peritos convidados e autores de filmes selecionados refletirão sobre o relançamento do turismo na era pós-Covid 19. Paralelamente, decorrerão outras iniciativas inseridas no festival.

Francisco Dias, diretor do festival, destacou, em conferência de imprensa, a importância do certame. "O ART&TUR não é um festival qualquer de cinema. Tem uma componente muito importante de business to business e uma dimensão internacional de relevo, atestada pelo facto de o júri integrar 34 pessoas, de 19 países", disse. Por outro lado, referiu, que "o ART&TUR te contribuído para a melhoria da qualidade dos filmes promocionais de turismo feitos em Portugal, uma vez que as autarquias e outras entidades perceberam as vantagens de terem bons filmes promocionais a concurso". Por isso, estão reunidos todos os ingredientes para que esta edição seja, de novo, "um sucesso".

Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, frisou que a aposta desta entidade no festival e, paralelamente, na criação da Centro Portugal Film Commission, se deve ao facto de os filmes de turismo serem "um excelente veículo de promoção da região Centro de Portugal". "Com esta aposta queremos dizer que o audiovisual é uma área de crescimento estratégico para o Centro de Portugal, que tem alcançado resultados inequívocos, os quais contribuem para que a marca e o destino Centro de Portugal registe taxas muito altas de crescimento".

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, destacou que "é um privilégio receber o ART&TUR em Aveiro", lembrando que o festival se insere numa série de eventos de relevo que vão acontecer na cidade dos canais até ao fim do ano. "É uma excelente oportunidade para falarmos para o mundo e para termos o mundo na nossa terra", reiterou.

ARTTUR
ARTTUR DR

O primeiro dia do ART&TUR, dividido em três sessões, é dedicado à exibição de filmes promocionais portugueses. Cada uma das sessões será antecedida por mesas-redondas, que neste dia abordarão os temas “A promoção audiovisual de destinos e produtos turísticos – o ponto de vista dos produtores audiovisuais”, “O Turismo nas regiões do interior de Portugal” e “Cultura e desenvolvimento regional de tipo bottom up: os 25 anos da d’Orfeu e do Avanca Film Festival”.

No segundo dia de festival, as sete sessões são destinadas à exibição de filmes nacionais sobre eventos desportivos e filmes promocionais internacionais. Nas quatro mesas-redondas que se realizam no segundo dia, conversa-se sobre assuntos tão diversos como “Portugal ciclável: a aposta em estilos de vida e de lazer mais sustentáveis e saudáveis”, "O papel das Film Commissions regionais e a promoção dos territórios de baixa densidade”, “A estratégia de marca-país Chile” ou “A cultura não é um produto: redefinindo o turismo na era Pós-Covid”.

A manhã do terceiro dia será preenchida com um programa cultural para convidados. À tarde e à noite, retoma-se a exibição de filmes, com mais sete sessões. As três mesas-redondas abordam os temas “Aveiro – Cidade fotogénica e encanto de bloggers", "O impacto ambiental de um aeroporto” e “A estratégia de marca país – África do Sul”.

O último dia de Festival ART&TUR começa com um programa cultural para convidados e termina, a partir das 16h30, com o momento mais alto do evento, a Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedores.  A participação no ART&TUR é gratuita, mas requer inscrição prévia.

ART&TUR
ART&TUR créditos: Pedro Cerqueira

Além do programa de exibição de filmes e de mesas-redondas, a edição de 2021 do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo incluirá duas iniciativas extra, relacionadas com o certame.

A primeira iniciativa é um Matchmaking "Produtoras vs Promotores Turísticos", é oferecido pela Centro Portugal Film Commission às empresas e autarquias, que poderão estabelecer contactos com produtoras de filmes de turismo.  A segunda iniciativa é o “Blogging Aveiro”,  um concurso que se estreia na edição deste ano e que tem o objetivo de reforçar a visibilidade das publicações de bloggers dedicadas à cidade de Aveiro e à sua região. O “Blogging Aveiro” vai premiar os melhores artigos dedicados à cidade ou região de Aveiro publicados em blogues de viagem independentes, nos últimos dois anos.