Segundo o município, espetáculos históricos e de fogo, torneios a cavalo e gastronomia estão em destaque no evento, que pretende “representar e divulgar” uma época de “relevada importância na história de Vila Viçosa”, e atrair visitantes a esta localidade.

Com a inauguração e a abertura das áreas temáticas marcada para as 18:00 de sexta-feira, a iniciativa inclui também cortejos históricos, mercado ducal, animações, música, cantigas e danças, exposição de instrumentos de tortura e ações pedagógicas, entre outras iniciativas.

O recinto da Feira de Inspiração Renascentista conta com bancas de artesanato, tascas, tabernas e ofícios ao vivo.

“Trata-se de uma iniciativa que se insere na estratégia de candidatura de Vila Viçosa - Sede Ducal a Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”, realçou o município.

A realização do evento, de acordo com a autarquia, resulta do entendimento de que os “espetáculos de inspiração renascentista, que conjuguem a animação e a participação popular com o rigor histórico”, constituem “uma plataforma idónea para divulgar as identidades locais” e potenciar a imagem da vila.

O município indicou ainda que através desta iniciativa pretende disponibilizar a todos os que visitarem a vila alentejana uma “experiência histórica única e memorável”.