A eurocidade Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e Tomiño, na Galiza, lançou um guia turístico-educativo ilustrado para que as famílias dos dois concelhos vizinhos possam conhecer os lugares “emblemáticos” do território transfronteiriço, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia portuguesa explicou que a nova publicação se junta ao guia para promoção do setor turístico, já distribuído numa vertente mais empresarial, através da compilação dos principais recursos naturais, culturais e patrimoniais de ambos os municípios.

A Câmara de Vila Nova de Cerveira justificou o lançamento da nova publicação “com a existência de uma diversidade de recursos comuns de âmbito familiar”.

“As famílias procuram territórios atrativos que combinem natureza com turismo urbano e cultural, de forma a usufruir de tempo de qualidade. Incorporando o conceito de ‘Dois Países, Um Destino’, Vila Nova de Cerveira e Tomiño pretendem afirmar-se cada vez mais como um ‘destino amigo das famílias’, alavancando as suas potencialidades naturais, patrimoniais, culturais e de lazer em prol de uma experiência verdadeiramente única”.

O guia, intitulado “A Pequena Grande História - Eurocidade Cerveira Tomiño”, apresenta uma mascote, a Mizi, que narra os episódios considerados mais relevantes desde os primeiros habitantes até à atualidade, “dando a conhecer os lugares mais emblemáticos a visitar neste território transfronteiriço”.

A mascote assume o papel de guia turístico, “através de histórias de diferentes episódios, como a chegada dos romanos, a independência de Portugal, a Guerra da Restauração ou a Invasão Francesa”.

A Mizi explica “a evolução histórica deste território transfronteiriço, sem esquecer a realidade atual”, sendo que “à medida que conta esses factos, convida as famílias a visitarem monumentos ou outros espaços”.

“A Pequena Grande História - Eurocidade Cerveira Tomiño” é contada nos dois idiomas, “optando por usar uma ou outra língua, de acordo com o idioma em que foi escrito o texto original e distinguido com a respetiva bandeira”.

O objetivo é o de também assinalar a proximidade linguística, sustenta a nota.

A eurocidade Cerveira e Tomiño foi constituída em outubro de 2018, para intensificar a coesão territorial.