Os aviões recebem centenas e centenas de pessoas diariamente, então não é de estranhar que sejam locais repletos de germes. No entanto, algumas partes do avião são mais sujas do que outras. Uma delas é o bolso traseiro do assento.

Segundo um utilizador do Reddit e comissário de bordo de longa distância, citado pelo Insider, este é um dos lugares mais sujos que pode encontrar num avião. “Sempre recomendo que nunca, jamais, em hipótese alguma, use ou coloque qualquer coisa no bolso do assento. É-lhes retirado o lixo, mas nunca são 'limpos'”, escreveu o utilizador.

Todo o tipo de lixo já foi encontrado nestes bolsos, desde lenços de papel a roupas íntimas usadas, passando por caroços de maçã ou sacos de vómito, no entanto, os bolsos nunca são devidamente limpos. O lixo é retirado, mas os germes permanecem.

"Nunca encontrei um pé decepado, mas as pessoas parecem enrolar-se em posição fetal para colocar os pés no bolso do assento. Também unhas dos pés e das mãos..", explicou o utilizador.

Agora, imagina a quantidade de germes que não carregará consigo após colocar, por exemplo, o seu telemóvel no bolso traseiro do assento.

É claro que os bolsos traseiros dos assentos não são os únicos lugares cheios de germes num avião, em todos os lugares, desde as mesas das bandejas até às janelas, abrigam várias bactérias e vírus.

"Por favor, nunca entre na casa de banho descalço", escreveram."Eu garanto que, 9 em 10 vezes, não é água o que está no chão."

Em novembro de 2018, a Canadian Broadcasting Corporation (CBC) realizou testes em 18 voos com as companhias aéreas Air Canada, WestJet e Porter entre Ottawa e Montreal. Os testes descobriram que os lugares mais sujos são encostos de cabeça. Os bolsos dos assentos ficaram em segundo lugar.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.