A Costa Cruzeiros anunciou que vai adiar a retoma de operações, que estava prevista para 27 de março, para 1 de maio. "A decisão foi tomada considerando as restrições que ainda se encontram em vigor em Itália e noutros países europeus para conter a COVID-19", informou a empresa em comunicado. "Tais medidas não permitem que a empresa assegure as melhores férias em cruzeiro aos seus passageiros como é habitual, principalmente no que se refere às experiências das excursões em terra", acrescentou.

De acordo com o novo plano, a partida de Itália do Costa Smeralda, está agendado para o dia 1 de maio, com um itinerário de cabotagem sem mudanças, levando os passageiros para vários destinos italianos, com minicruzeiros de 3 e 4 dias ou, alternativamente, um cruzeiro de 7 dias, com escalas em Savona, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles, Messina e Cagliari.

A partir do dia 12 de junho, o Costa Smeralda voltará a realizar cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental, com visitas a Itália (Savona, Civitavecchia e Palermo), França (Marselha) e, possivelmente, Espanha (Barcelona e Palma de Maiorca). A data de partida do Costa Luminosa, o segundo navio da Costa Cruzeiros com as suas operações programadas, é adiada para 16 de maio, com saída de Trieste, e no dia seguinte de Bari, confirmando-se o programa de cruzeiros de uma semana na Grécia e na Croácia, de acordo com as recentes indicações da retoma do turismo internacional na Grécia.

O reinício da atividade dos cruzeiros do Grupo Costa continuará a ser apoiada pela aplicação de um Protocolo de Segurança. O protocolo contém medidas operacionais relacionadas com todos os aspetos da experiência de cruzeiro, tanto a bordo como em terra, que foram aplicados com sucesso em Itália desde o passado dia 6 de setembro. Essas medidas incluem o limite de capacidade, teste de antigénio gratuito para todos os passageiros e para a tripulação pouco antes do embarque, controlo da temperatura em momentos de embarque e desembarque, excursões organizadas em "bolha" a terra, distanciamento físico a bordo e nos terminais de cruzeiros, novas formas de utilizar os serviços a bordo, além do reforço de serviços médicos e de saúde e utilização de máscara. Além disso, a Costa Cruzeiros oferece aos seus passageiros a possibilidade de realizarem um teste PCR a bordo por €40, para facilitar a reentrada no país.

A empresa continua a colaborar estreitamente com as autoridades nacionais e locais dos países incluídos nos itinerários dos seus navios fora de Itália para definir os detalhes do reinício da sua atividade.

Todos os outros cruzeiros agendados até ao final de maio, e não incluídos nos programas do Costa Smeralda e Costa Luminosa, estão cancelados. A Costa Cruzeiros tem em curso o processo de informar as agências de viagens e os clientes afetados pelas mudanças.