“Passados quase 100 anos, a Batalha das Flores volta a Estarreja, reinterpretada numa instalação artística, que irá colorir a Praça Francisco Barbosa com o objetivo de atrair os foliões e celebrar a origem do Carnaval de Estarreja”, anunciou hoje a Câmara de Estarreja.

A tradição perdeu-se na década de vinte do século passado, para a Batalha das Flores ser retomada este ano, com o convite à decoração da cidade e o desafio aos moradores para decorarem as suas janelas e varandas com flores.

Segundo a associação do Carnaval de Estarreja, “pelos inícios do século XX, o Povo fazia sair à rua, ainda que de forma tímida, a crítica social que contrastava com os característicos bailaricos que reuniam a mais alta sociedade da então Vila de Estarreja”.

Em 1903 aparece a referência na imprensa local à realização do desfile da batalha de flores que, pelos anos seguintes, foi continuando a sair para a rua.

Cancelados os corsos onde se apresentavam as quatro escolas de samba e os sete grupos de folia, num total de um milhar de figurantes, o município de Estarreja e a Associação do Carnaval prepararam um programa alternativo para assinalar a edição de 2022.

Fazem parte do programa deste ano, além da centenária batalha, concertos, espetáculos, oficinas, animação de rua, entre outras ações que envolvem a comunidade e os agentes económicos locais.

No arranque do Carnaval em Estarreja, no dia 18, abrem-se as portas da “Fábrica da Fantasia”, com a realização de oficinas de construção de adereços e de figurinos, nas sedes do grupo de folia "Os Viscondes" e da escola de samba "Vai Quem Quer", os vencedores do Carnaval de 2020, em que se realizaram os últimos desfiles antes da chegada da pandemia da COVID-19.

As baterias das escolas de samba e figurantes dos grupos de folia vão estar presentes em vários momentos, “mantendo vivo o espírito carnavalesco e envolvendo a cidade na folia”, destacando-se a animação nos dias 25 e 27, no centro da cidade.

O Cine Teatro será o palco dos espetáculos, com um cartaz em que figuram Tiago Nacarato com a Orquestra de Jazz de Estarreja (dia 19, 21:30), “Contar a cantar, uma História de Carnaval (dia 26, 22:30), João Seabra e Miguel 7 Estacas no espetáculo de 'stand up comedy' “Sorria, é Carnaval” (dia 27, 17:00), e os brasileiros Carlinhos 7 Cordas e Branka, com Samba Lê Lê, no concerto “Clássicos do Samba” (dia 28, 22:00).

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.