Numa altura em que o setor do turismo recupera, o Brasil definiu como prioridade ter mais turistas portugueses em território brasileiro.

A estratégia foi anunciada pela Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo como resposta à recuperação da aviação comercial e do alívio das restrições para viagens internacionais, bem como da aceleração da vacinação do país.

A Embratur sabe que os principais interesses dos turistas portugueses residem em turismo de sol e praia (55,6%) natureza, ecoturismo e aventura (20,4%), e cultura (20,8%), e, por isso, vai reforçar a oferta em destinos de ecoturismo e destinos naturais.

O Brasil é um destino versátil, com uma grande diversidade e atrações turísticas – que incluem desde praias desertas de areia branca e água quente, a paisagens naturais e paraísos verdes, mas também destinos urbanos e zonas rurais.

Neste momento, já é possível voar diretamente através da TAP Air Portugal para alguns dos principais destinos que a Embratur antevê como tendência. Na região Norte, é possível visitar as praias naturais de Maceió, bem como as diversas cascatas e trilhos pela natureza, mas também conhecer Natal e as suas dunas naturais, ou as cidades de Fortaleza, Porto Seguro ou Salvador.

Já no Centro-Oeste, a cidade de Brasília pode parecer um destino mais urbano, mas tem ao redor parques naturais como o Parque Estadual do Jalapão. Na região do Sudeste, é possível fazer excursões pela natureza em Belo Horizonte onde se encontrarão várias cascatas, ou passear pelas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

No Sul, Florianópolis oferece uma pluralidade de parques naturais e espaços verdes como o Parque Estadual do Rio Vermelho.

“O elo cultural e histórico que nos une torna Portugal ainda mais estratégico do ponto de vista turístico. Da mesma forma que os brasileiros procuram Portugal como um destino residencial, sabemos que os portugueses sempre encontraram no Brasil um destino especial, pela sua geografia, mas também por o considerarem um destino amigável, de hospitalidade e de conforto com a língua. Portugal e Brasil são destinos totalmente distintos em termos de produto turístico, mas há algo que os liga: ambos sentem-se em casa, tudo nos é familiar. Temos trabalhado ativamente de forma a fazer com que Portugal volte a visitar o Brasil, relembrando aos portugueses os motivos que os fazem amar o nosso país”, explica Carlos Brito, Presidente da Embratur.

Atualmente, a Embratur está a trabalhar para promoção do destino Brasil para turistas internacionais, reforçando o atual clima de segurança sanitária reforçada pelas medidas implementadas e os níveis de vacinação já alcançados.

Em setembro, o Governo Português passou a permitir a realização de viagens não essenciais para o Brasil e a não exigir quarentena de passageiros vindos do Brasil à chegada a Portugal.

Passageiros que viajam para o Brasil precisam de apresentar à companhia aérea responsável pelo voo e antes do embarque um documento comprovativo da realização de um teste antigénio - realizado até vinte e quatro horas anteriores ao momento do embarque -, ou de um teste laboratorial RT-PCR - realizado até setenta e duas horas anteriores ao momento do embarque - com resultado negativo ou não detetável.

Para além disto, os passageiros deverão apresentar um comprovativo do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante – DSV, impresso ou em suporte eletrónico. A declaração deverá ser preenchida nas vinte quatro horas antes do embarque – de acordo com as medidas sanitárias aplicadas ao período de estadia no país.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.