Neste início de ano, há mais um motivo para regressar ao milenar Palácio Nacional de Sintra. A nova visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço”, com sessões marcadas para 4 de fevereiro e 3 de março (dois domingos), sempre às 15h00, vai muito além do percurso de visita regular e desvenda o que se esconde para lá dos espaços onde todos os dias circulam centenas de visitantes.
Partindo da história e das vivências de quem habitou o Paço de Sintra ao longo dos séculos, os participantes são convidados a descobrir dois lados distintos do Palácio, mas interdependentes: o lado visível, de quem exercia o poder, e o lado invisível, dos que, nos bastidores, garantiam o funcionamento diário do Palácio e serviam a Família Real e a Corte. A viagem faz-se entre as grandes salas sociais, hoje integradas no circuito expositivo do monumento, e os espaços escondidos para lá dessas paredes, que guardam as memórias dos ali habitaram e trabalharam para garantir que nada faltava na sumptuosa vida palaciana.
Na cozinha, marcada pelas enormes chaminés, revelam-se os pormenores da preparação dos grandes banquetes, nos quais eram servidas as melhores iguarias do reino. Evocando a importância da gastronomia na história do Paço de Sintra, a visita termina com um apontamento doce típico da região.
A visita guiada “O outro lado do Palácio de Sintra: das vivências reais aos espaços de serviço” tem a duração aproximada de duas horas. Os bilhetes custam 10€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.
Comentários