Teatro e danças no subsolo, visitas e percurso em túneis subterrâneos, escape rooms e desafios de pintura e fotografia são apenas algumas das experiências que vão possibilitar a oportunidade de fruir o Turismo Industrial de forma imersiva e envolvente.

Ao longo destes dias, será ainda possível participar em atividades de desenho ao vivo, explorar os bastidores da produção artesanal em workshops criativos de litografia, tinturaria, vidro, têxteis, filigrana e papel. Mas a agenda inclui também visitas noturnas e experiências sensoriais que aprofundam a ligação ao território. A programação conta ainda com caminhadas interpretativas e demonstrações ao vivo.

Esta é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Algarve, Centro, Porto e Norte, Região de Lisboa e Direção Regional de Turismo do Açores e demais parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Este ano, com vista à promoção internacional da iniciativa, a programação está disponível em português, inglês e espanhol.

A aposta no Turismo Industrial, pretende reforçar a coesão territorial do país, a diversificação da oferta dos territórios, o reforço da sua atratividade ao longo de todo o ano, bem como a valorização das atividades económicas nacionais diferenciadoras e do seu património autêntico.

São cerca de 230 recursos que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, distribuídos pelas dimensões do património industrial e indústria viva, e nas várias áreas temáticas: agroalimentar, moda e têxtil, cerâmica e vidro, ourivesaria, extrativa, transportes, entre outras.

A agenda está disponível online e é um convite à descoberta da alma da produção nacional, desde a tradição artesanal à inovação tecnológica, através de experiências únicas e enriquecedoras.