Santo Tirso é, muito provavelmente, a cidade portuguesa com mais obras de arte na rua, de artistas nacionais e internacionais, graças às iniciativas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre.

A visita pode começar por um Monumento Nacional: o Castro do Monte Padrão. Está implantado num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, sinaliza vestígios de um povoado fortificado da época romana e medieval. Pode ainda visitar o Centro Interpretativo do Monte Padrão para saber mais sobre este tema.

Na freguesia de Monte Córdova, descubra o Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção, que é um dos locais de referência de Santo Tirso. O seu exterior revela traços neo-românicos e no seu interior destaca-se uma imagem de Nossa Senhora da Assunção, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa.

Ao visitar Santo Tirso não pode deixar de provar alguns dos produtos locais, como os famosos jesuítas da histórica Confeitaria Moura, os limonetes e as bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica. Não se esqueça de experimentar também os galardoados vinhos verdes, produzidos nesta região, e o célebre licor de Singeverga.

 Visite também

- Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso

Este edifício representa o quão importante foi, e ainda é, a indústria têxtil na região. Pode observar o bairro operário, de meados da década de 40 do século XX, e obter uma visita guiada (com marcação prévia).

- Mosteiro de São Bento/ de Santo Tirso

Santo Tirso foi construído em torno deste mosteiro de claustros imponentes, sito na margem esquerda do rio Ave, na zona baixa da cidade, que é classificado como Monumento Nacional. Nele encontra testemunhos sobre a vida e a Ordem de São Bento em forma de telas e esculturas.

Mosteiro de Santo Tirso
créditos: Viaje Comigo

-Mosteiro de Singeverga

Este mosteiro destaca-se pela sua preciosa coleção de Arte Sacra e por nele se encontrar um importante quadro do pintor veneziano, do século XVI, Tintoretto. Além disso, é aqui que é produzido o conhecido Licor de Singeverga.

- Museu Eclesiástico de Vila das Aves em Santo Tirso

Este museu acolhe uma coleção de quase 70 registos, arrecadados desde o século XVIII até à atualidade. O espaço destaca-se ainda pelos altares neomanuelinos, ricos ornamentos e imagens religiosas.

- Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre

Este museu recebe inúmeros artistas que expõem as suas esculturas pelos espaços públicos do município, sendo os principais focos: Praça Camilo Castelo Branco, Parque dos Carvalhais, Praça 25 de Abril, Parque Urbano da Rabada, Parque D. Maria II e jardins adjacentes.

- Museu Municipal Abade Pedrosa

O Museu alberga uma exposição permanente, que incide na arqueologia tirsense da Pré-História à Idade Média, e exposições temporárias. Estas estendem-se em diferentes temas, sobressaindo as artes plásticas e a história local.

O que fazer

- Passeios pedestres

A extensa paisagem natural do município motiva qualquer um a fazer caminhadas, provas de orientação ou trails, seja em locais demarcados como Fervença e Valinhas, ou pelos inúmeros espaços verdes urbanos como o Parque D. Maria II, os Jardins da Praça do Município, Parque Urbano da Rabada, Parque da Ribeira do Matadouro, entre outros.

- Termas das Caldas da Saúde

Em Areias, pode desfrutar das termas que, além dos cuidados que prestam a diversas enfermidades, têm ainda uma singular exposição dos instrumentos usados nos tratamentos nos primórdios do século XX.

 Gastronomia

Em Santo Tirso, a tradição gastronómica inclui alguns pratos bem conhecidos como o bacalhau, o cozido à portuguesa, o cabrito assado, os rojões, entre outros.

Os doces não são esquecidos, e destacam-se os jesuítas, as bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica (Roriz) e os limonetes, cuja receita nasceu no concelho.

Para acompanhar as refeições pode deliciar-se com os galardoados vinhos verdes, o orgulho da grande tradição vinícola da região. Prove ainda o licor de Singeverga, conhecido como o licor dos beneditinos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.