"Portugal tem de ser vendido pela sua personalidade, pela sua alma, pelo seu cantinho, não de uma forma diminutiva, mas pelo especial que temos, o pequeno, o boutique, o privado e não de uma forma massificada", disse Nelson Carvalheiro, que em 2014 recebeu o galardão 'Travel Blogger para a Europa' na feira de turismo de Madrid.

Carvalheiro, que trabalhou no Palácio Belmonte em Lisboa até se mudar para Berlim em 2010, referiu que a capital portuguesa "está a tornar-se um bocadinho em Barcelona ou Veneza", acrescentando que "há grandes desafios para se manter a ideia da cidade porque há muita pressão para haver tanta oferta turística".

O 'blogger' português indicou "'os tuk tuk' e as lojas de recordações 'low-cost'" como desvantagens do aumento do turismo em Lisboa mas frisou que os resultados no resto do país estão a ser positivos.

No blogue, Nelson Carvalheiro, que também colabora com o SAPO Viagens, tenta inspirar um "mercado que tem dinheiro para viajar, que procura sítios fora dos circuitos" e que quer "descobrir o que há além desta embaixada que é Lisboa, Porto ou Algarve", disse à agência Lusa.

Portugal está agora a juntar-se aos tradicionais destinos europeus como França, Itália, Espanha e Alemanha, salientou o 'blogger', referindo que o facto de o país ser "um bocadinho desconhecido para o resto do mundo" e de oferecer "comida excelente, paisagens magníficas, pessoas afetuosas por um preço muito competitivo em comparação com o resto da Europa", tem motivado a vaga de novos turistas em Portugal.

Ainda que a gastronomia portuguesa não seja a principal motivação para a viagem, "estará no primeiro ou no segundo lugar numa das razões por gostarem muito de Portugal quando saem porque é uma memória que fica para a viagem ser repetida", garantiu o 'blogger'.

Nelson Carvalheiro, que lançou em junho o livro de receitas em inglês "The Portuguese Travel Cookbook" [Viagens pelas Receitas de Portugal], quis mostrar os portugueses "estão abençoados por terem tanta diversidade de alimentos, cozinhas e receitas em todo o país".

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.