Cozinheiro de 2ª 

Um perfil que carece de formação na área de cozinha e exige uma atitude responsável, profissional, bem como boas competências de comunicação e relacionamento interpessoal. A função exige também o cumprimento de HACCP (Análise de Perigo e os Pontos Críticos de Controlo), a preparação e confeção de refeições ligeiras, o empratamento e guarnecimento dos pratos cozinhados, a execução de operações culinárias e o planeamento e controlo da produção alimentar, com o objetivo de evitar ruturas de stock ou produção excessiva.

Rececionista de 2ª 

Esta função requer excelentes competências de comunicação e um bom relacionamento interpessoal, uma vez que contacta diretamente com o público. Um/a rececionista de 2ª é responsável pela qualidade do atendimento ao cliente, presencial ou telefónico, pelo check-in e check-out dos clientes e por todas as tarefas administrativas inerentes à função. O inglês (falado e escrito) é obrigatório, tal como a boa apresentação e o espírito de equipa e dinamismo.

Empregado de mesa de 2ª 

Este perfil exerce funções como o serviço de mesa e buffet, serviço de bar, café e derivados e procede ainda à limpeza e arrumação das salas e mesas. A apresentação tem de ser cuidada e o gosto pelo contacto com o cliente é valorizado, bem como a capacidade empática.

Empregado de andares 

Mais um perfil que exige uma boa comunicação e uma excelente capacidade de atenção ao detalhe e organização. As funções passam pela limpeza e arrumação geral dos quartos, reposição do minibar, reposição de roupa e outros materiais, no carro de andares e no armazém da roupa, bem como, a limpeza e arrumação do ofício e armazém da roupa.

Bagageiro

Os candidatos para esta função deverão ter uma boa orientação para o cliente e flexibilidade de horário. São os responsáveis pela receção e entrega das bagagens, bem como, pelo acolhimento dos hóspedes da unidade hoteleira.

"Formação profissional na área da Hotelaria é uma base extremamente importante"

Os perfis, identificados pelo Grupo Eurofirms, empresa de RH especializada em gestão de talentos, têm algo em comum.

"A formação profissional na área da Hotelaria é uma base extremamente importante e garante a aquisição de conhecimentos essenciais, que consolidam a experiência profissional de cada um.", comenta Letícia Oliveira, responsável pela área de Hotelaria do Grupo Eurofirms, empresa de RH especializada em gestão de talentos e que identificou estes cinco perfis. "É o que as empresas consideram ser um ponto essencial na contratação, imediatamente seguido de características como a boa comunicação e relações interpessoais, o gosto pelo contacto com o cliente e a atenção ao detalhe”.

Nos últimos anos, os profissionais do setor hoteleiro desviaram o seu percurso para outros setores, o que leva a uma escassez de mão-de-obra e a uma multiplicação de oportunidades de carreira na área de hotelaria e turismo. Por este motivo, o Grupo Eurofirms em Portugal, criou, em março deste ano, a Academia de Hotelaria, com o intuito de desenvolver e formar talentos nas áreas de Housekeeping e Food & Beverage.

Consulte o site da empresa para saber mais sobre as vagas de emprego.