Sábado, 3 de junho, destaque para dois populares heróis do imaginário narrativo japonês. “Kintaro - Um Filho de Ouro”, o menino com força sobre-humana que sabia comunicar com os animais da floresta, é o protagonista de uma oficina para pais e bebés até aos 12 meses. “Issun Bôshi, o Polegarzinho”, para pais e bebés dos 12 aos 36 meses, conta a história de um pequeno menino que viverá grandes aventuras.

Domingo, 4 de junho, são novamente as histórias que fazem a imaginação dos mais pequenos voar até ao Japão. Na oficina “O Sol e a Lua - Histórias com Marionetas de Varas”, vamos ouvir e recriar, com a ajuda de marionetas, um conto tradicional sobre dois irmãos celestes.

E porque para as crianças não há nada melhor do que aprender enquanto brincam, no dia 17 de junho a oficina “Segredos dos Brinquedos” propõe aos pequenos aventureiros dos três aos cinco anos criarem o seu próprio brinquedo. Para nos inspirar, vamos conhecer jogos, brinquedos e do Japão.

No dia 18 de junho, na exposição “Japão: Festas e Rituais”, vamos falar com “Jizo, o Protector das Crianças”, o pequeno monge budista visto como o guardião das crianças no Japão. Porque o encontramos em tantos e tão inesperados lugares? Anda sempre de barrete e babete? Uma animada visita para crianças a partir dos 6 anos, que terão a rara oportunidade de estar “em conversa com as peças”.

No dia 24 de junho, na oficina “Mascotes do País do Sol Nascente”, para crianças dos 7 aos 12 anos, vamos conhecer várias personagens japonesas, entre pessoas, animais e mesmo objetos, que nos acompanham, protegem e inspiram: travessas, benfazejas, divertidas, carinhosas ou mesmo… assustadoras?

Mais informações aqui.