A jornalista e bloguer de viagens Susana Ribeiro - também autora do ViajeComigo.com - é quem lidera os tours das duas viagens só para mulheres: uma nas Aldeias Históricas de Portugal (maio/junho), e outra para o Triângulo dos Açores (fim de junho, julho e agosto). São as duas primeiras propostas da comunidade Mulheres em Viagem.

"Tenho outros objetivos a juntar ao de incentivar cada vez mais mulheres a viajar: que as viagens de grupo sejam também o primeiro passo para ganharem confiança e comecem também a fazer viagens sozinhas! Isso é o meu maior sonho, que as mulheres se empoderem, através das viagens! E que se torne fora de moda perguntar a uma mulher "vais viajar sozinha e não tens medo?", declara a jornalista.

"Depois de dois meses de pesquisas, é feito este lançamento dos primeiros tours do Mulheres Em Viagem, mas desejo que, no futuro, mais pessoas se juntem ao meu projeto, como tour líderes, e poderei ter tours em diversos locais", adianta Susana Ribeiro, acrescentando que "a pandemia não acabou e, em ambos os tours, serão cumpridas todas as regras registadas pela Direção Geral da Saúde".

Como tour líder, Susana Ribeiro também tem grupos mistos, para fora de Portugal. “Estamos a aguardar condições, para podermos levar os grupos lá fora! Estamos todos com muita vontade de viajar, mas temos de esperar pelas condições apropriadas para levar grupos ao estrangeiro”.

Porquê as Aldeias Históricas e os Açores?

"As Aldeias Históricas de Portugal (AHP), porque tenho uma ligação profunda com as mesmas e os eventos que lá acontecem - dos quais faço peças jornalísticas sobre os mesmos - e que acompanho desde há 4 anos".

“A base dos tours das AHP é feita nas Casas de Alpedrinha, no Fundão, e a partir daí fazemos um programa divertido e cultural em três das aldeias [Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo], e que inclui também dicas minhas de fotografia para redes sociais e de escrita de viagem. É um 2 em 1! Passear e ficar com fotografias bonitas e a memória escrita do que viveram"

E o Triângulo dos Açores?

"Porque estive lá recentemente. Foi a minha quinta visita aos Açores. Ia quatro dias a trabalho, troquei os voos para uma semana e depois para quase 3 semanas! Senti-me em casa em qualquer uma das três ilhas - Faial, Pico e São Jorge - e quero passar esse sentimento a quem viaja comigo".

"Não há forma de comparar os Açores com qualquer outro destino. Todas as ilhas são únicas e com belezas inigualáveis. Incomparáveis! Subir à montanha do Pico, provar os vinhos, a gastronomia, percorrer as levadas, estar no vulcão e no incrível museu dos Capelinhos, na Caldeira, nos moinhos, ou nas Fajãs... tudo sítios de cortar a respiração! É passar o dia todo a dizer "uau"!"

Estes grupos de mulheres viajantes poderão ser para: quem vai sozinha, para amigas que se juntam ao grupo, para casais, para famílias (mães e filhas!).

"O que interessa é que queiram viajar e desfrutar do ar livre. Foram ambos os tours muito pensados, para passar muito tempo fora de casa, com caminhadas. Em casa, estamos nós todas fartas de estar", sublinha.

As reservas e formalidades estão a ser efetuadas pela agência de viagens Total Fun, de Coimbra , agência com a qual a bloguer Susana Ribeiro já trabalha há cinco anos. E-mail de contacto: geral@viajecomigo.com.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.