Depois da festas de Natal dos últimos anos estarem marcadas pelo coronavírus, a recuperação do turismo em Portugal, no que diz respeito ao fim do ano é uma realidade e isso foi o que o motor de busca de voos e hotéis Jetcost pôde confirmar: a procura de voos subiram uns 230%, e a de hotéis uns 180%, para o fim de ano de 2022 em comparação com o ano anterior. Além disso, os utilizadores passam 70% mais tempo a procurar soluções diferentes, orçamentos e datas alternativas, por uma oferta que se adapte melhor ao seu bolso.

Uma parte considerável dos europeus que quer passar o fim de ano fora de casa pensa fazê-lo em Portugal e para isso contribui o clima nesta época, a riqueza cultural, os costumes e as festas, além da gastronomia, bons hotéis e infraestruturas, preços mais baixos se os comparamos com outros países devido à inflação que existe na Europa, são fatores que colocam Portugal no terceiro país mais procurado na Jetcost para começar o ano de 2023, a seguir a Espanha e Itália, à frente da França e do Reino Unido.

Na análise dos resultados da procura de voos entre 26 de dezembro de 2022 e 4 de janeiro de 2023, Lisboa está em alta, sendo a mais procurada por espanhóis, franceses, britânicos, italianos, alemães e holandeses. Outro destino português que combina a atração de uma grande cidade com a riqueza cultural e gastronómica é o Porto, a cidade mais procurada por viajantes franceses, a segunda por espanhóis, alemães e italianos, a terceira por holandeses e a quarta por britânicos.

Faro, porta de entrada para o Algarve, é o destino para quem procura um bom clima, bons restaurantes e vida noturna. É a segunda mais procurada por ingleses e holandeses, a terceira por franceses e a quarta por espanhóis, alemães e italianos.

Quanto às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida pelos turistas europeus, já que é a terceira a ser escolhida por espanhóis, ingleses, alemães e italianos e, em quarto lugar, por franceses e holandeses. Outra ilha do arquipélago, Porto Santo, ocupa o sexto lugar entre as preferências dos turistas espanhóis, franceses, alemães, britânicos, italianos e holandeses.

Por outro lado, a ilha de São Miguel, Açores, ocupa o quinto lugar em termos de preferência dos espanhóis, franceses, britânicos, alemães, italianos e holandeses, seguida da Terceira, escolhida na sétima posição para espanhóis, franceses, alemães e italianos, a oitava posição para holandeses e a nona para britânicos.

Quanto aos portugueses, as capitais e as grandes cidades dos principais países europeus, em conjunto com outros destinos portugueses como Madeira são os mais procurados por todos para passar o fim de ano.

Cidades mais procuradas pelos portugueses para passar o fim do ano de 2022:

1. Paris
2. Madeira
3. Lisboa
4. Porto
5. Londres
6. Barcelona
7. Madrid
8. Amesterdão
9. São Miguel
10. Génova
11. Nova Iorque
12. Roma
13. Zurique
14. Luxemburgo
15. Bruxelas
16. Milão
17. Praga
18. Dubai
19. Rio de Janeiro
20. Budapeste
21. Viena
22. Faro
23. Berlim
24. Terceira
25. Porto Santo