A primeira edição do Handsome – Festival Internacional de Turismo Criativo decorrerá de 21 a 24 de junho em vários concelhos da região, apostando numa programação que inclui o contacto com artesãos, chefs e doceiras locais que vão levar os participantes a pôr as mãos na massa, com o objetivo de promover o património histórico e cultural do Algarve de forma ativa.

O festival está inserido no âmbito do Algarve Craft & Food, projeto que terá por isso mesmo um momento para apresentação própria no dia de abertura do festival, que acontecerá no Centro Educativo Cerro do Ouro (Albufeira), às 16h30. Segue-se uma «Roda de Entrelaçados», com o envolvimento de mestres artesãos que dominam as técnicas dos entrelaçados vegetais do Algarve, e a conversa criativa «Território, Cultura e Turismo». A participação neste dia é livre e não está sujeita a inscrição.

Nos dias 22 e 23 estão previstos 12 workshops nos concelhos de Alcoutim, Silves, Faro e Loulé. Aprender as técnicas tradicionais de conservação e secagem do figo, preparando doces típicos à base deste fruto, modelar e pintar uma pequena taça com o formato de flor de amendoeira, descobrir os segredos da confeção de uma cataplana de peixe e marisco e depois saboreá-la ou sentir a magia da roda de oleiro são algumas das experiências disponíveis. Todas têm um número limitado de participantes, entrada livre e requerem inscrição prévia (em breve) através do site do festival, em https://www.handsome.pt.

Apesar de o encerramento oficial do festival acontecer no dia 23, no Museu Regional de Faro, no dia 24 haverá ainda oficinas abertas ao público, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. Assim, os residentes, visitantes e profissionais de turismo estão convidados a ir até àquele museu para trabalhar a palma, construir uma caixa-tubo de cana, fazer uma pintura em azulejo, criar (e dar uma dentada em) estrelas de figo ou realizar experiências criativas de esteiraria ou com esparto.

O Handsome Festival, nome que em inglês significa «bonito» e que remete para a ideia de pôr as mãos ao serviço de uma atividade (hands on), é organizado pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, em parceria com a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Tertúlia Algarvia, no âmbito do projeto Algarve Craft & Food, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020. Nesta edição, conta ainda com o apoio do aspirante Geoparque Algarvensis.