Um novo estudo da Compare the Market AU analisou os fatores relevantes para eleger as melhores cidades para quem quer começar uma família. O ranking é baseado em 12 fatores diferentes, incluindo segurança, custo de vida, infraestruturas de lazer para crianças e espaços verdes per capita.

O Porto ocupa o sexto lugar num ranking em que o pódio é formado por Praga, Graz e Ljubljana.

Praga, capital da Chéquia, apresenta uma série de razões para famílias jovens estabelecerem-se por lá. O país oferece 185 semanas de licença parental. Além disso, Praga tem o sétimo menor custo de vida das cidades analisadas e também há muita cultura, com o segundo maior número de museus e galerias per capita.

A cidade austríaca de Graz está em segundo lugar. Lar de várias escolas e creches, o destino oferece o maior número de creches por 100.000 pessoas. Graz está entre as 10 melhores no que toca à segurança, com baixas taxas de criminalidade e grande segurança em geral.

Ljubljana, na Eslovénia, ocupa o terceiro lugar. Oferece um baixo custo de vida, além de ter uma cultura rica e belas paisagens.

Completando os cinco primeiros lugares estão Helsínquia e Amesterdão. Localizada num dos países mais felizes do mundo, a Finlândia, não é surpresa que Helsínquia tenha a quarta pontuação de segurança mais baixa analisada. Nos Países Baixos, Amesterdão, por outro lado, teve as taxas de juros hipotecárias mais baixas entre os países analisados.

O Porto foi considerada uma das cidades mais económicas para famílias. Além de ser um destino seguro e com boas ofertas de espaços para crianças, de clubes desportivos a parques. O acesso a bons cuidados de saúde também é destacado neste estudo que pode ser consultado na íntegra aqui.

O top 10 é formado por:

  1. Praga
  2. Graz
  3. Ljubljana
  4. Helsínquia
  5. Amesterdão
  6. Porto
  7. Viena
  8. Munique
  9. Paris
  10. Zurique