Numa nota de imprensa, o município de Leiria, liderado por Raul Castro (PS), informa que, no dia 31, "quando o relógio marcar 24:00, todos os olhares se viram para o castelo, palco de um espetacular fogo de artifício, que, durante oito minutos, vai iluminar o céu de Leiria. Vão ser efetuados 5.700 disparos pirotécnicos, com efeitos surpreendentes".

"A festa de passagem de ano em Leiria é já uma das mais atrativas de toda a região, tendo vindo a crescer de ano para ano. Temos na cidade uma proposta diferenciadora, que garante as melhores condições para uma noite de muita festa em segurança", adiantou o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, citado no comunicado.

O autarca realçou ainda que, "além do cenário citadino, haverá também um programa de animação na praia do Pedrógão", dirigido a "quem gosta de entrar no novo ano à beira do mar".

"Seja na cidade ou no Pedrógão, o concelho apresenta duas opções de elevadíssima qualidade para a entrada no novo ano", reforçou Gonçalo Lopes.

A autarquia informou que, na cidade de Leiria, a festa terá lugar no Largo 5 de Outubro e Largo Goa, Damão e Diu, estendendo-se ao Jardim Luís de Camões, Praça Rodrigues Lobo e Largo Papa Paulo VI.

Será nestes dois últimos locais que a instalação de tendas "oferece conforto a todos quantos desejem entrar no novo ano no coração da cidade".

A tenda instalada da Praça Rodrigues Lobo terá como tema "Celebrate the 90's", ficando a festa a cargo de Farratuga Banda, Miguel Chagas, Luís Sousinha e Hot Crazy Boy.

No Largo do Papa, a animação processa-se sob o tema "We love house" e contará com a participação de Paula Jorge Band, DJ ARIEO, Carolina Martinez, André L e Luís da Silva.

A Câmara de Leiria refere ainda que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, são esperados entre 10.000 a 15.000 participantes, atraídos por um programa que conjuga DJ's, bares e duas zonas de ‘street food', numa iniciativa promovida pelo município de Leiria, com o apoio de diversas entidades privadas.

Com entrada livre, a festa da passagem de ano pretende também "atrair turistas, promover o destino Leiria e dinamizar o comércio local".

Junto à praia do Pedrógão, a passagem de ano também será iluminada com um fogo de artifício de oito minutos.

Numa organização da Associação de Moradores e Amigos (AMA) do Casal Ventoso, com apoio do município e Junta de Freguesia do Coimbrão, será instalada uma tenda na Rua da Maré Viva, com animação nos dias 29, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019.

No sábado, dia 29, a festa abre com os Apartirtudo e a partir das 02:00 de domingo entram em ação alguns dos DJ's que animaram esta praia nos últimos 35 anos com a festa ‘Remember Pedrógão'.

A Câmara alerta que o trânsito será cortado no centro da cidade, a partir das 21:30 de dia 31 de dezembro até as 06:00 de dia 1 de janeiro de 2019.

Fonte: Lusa