Para agendar a visita, os visitantes têm que se registar na plataforma disponibilizada e gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF).

Quem pode registar-se no BerlengasPass?

Para se registar no BerlengasPass, basta ser maior de 16 anos. Também é possível efetuar o registo de pessoas coletivas, por intermédio de pessoas singulares, que atuam na qualidade de suas representantes.

Como aceder ao BerlebasPass?

O site permite a utitilização de diversos métodos de autenticação:

- Autenticação.gov - Cartão de Cidadão;

- Autenticação.gov - Chave Móvel Digital;

- Autenticação da Autoridade Tributária (AT);

- Nome de utilizador e palavra-passe;

- Autenticação integrada (exclusiva para funcionários do ICNF).

Para além do agendamento da visita, os visitantes terão de pagar uma taxa turística de três euros por dia, em vigor desde abril.

Ilha da Berlenga com taxa turística diária de três euros a partir de abril
Ilha da Berlenga com taxa turística diária de três euros a partir de abril
Ver artigo

Desta forma, o Instituto da Conservação da natureza e Florestas pretende controlar o limite diário de visitantes, não só para minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e ‘habitats’ naturais sensíveis, como também tendo em conta a pequena dimensão terrestre do arquipélago.

O limite diário estabelecido por portaria está fixado em 550 visitantes em simultâneo, excluindo residentes sazonais habituais, prestadores de serviços e representantes das entidades oficiais com jurisdição na Reserva Natural das Berlengas.

O acesso condicionado de turistas decorreu também de estudos científicos e já estava previsto no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva, em vigor desde 2008, mas nunca chegou a ser fixado até 2019.

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa concluiu que visitavam anualmente a ilha da Berlenga mais de 65.650 pessoas, das quais 43.250 na época alta (meses de verão).

O arquipélago, no distrito de Leiria, foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tem estatuto de reserva natural desde 1981, é Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.

Veja imagens das Berlengas, o arquipélago que preenche o imaginário de quase todos os portugueses. Nesta viagem fotográfica levamo-lo até este pequeno pedaço de terra no Atlântico, onde farilhões, ilhéus, grutas, praias e gaivotas completam a paisagem. O forte São João Baptista é o rei deste reino esquecido.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.