Um dos guias, “Alto Alentejo - Ainda somos um segredo", já foi lançado para dar a conhecer, em diferentes vertentes, os 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre, no Alto Alentejo.

Manuela Murteira, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), adiantou hoje à agência Lusa que estão previstos mais dois guias, um sobre a cidade de Elvas, classificada como Património Mundial, pela UNESCO, e outro dedicado ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que abrange os concelhos de Portalegre, Arronches, Marvão e Castelo de Vide.

A iniciativa editorial é realizada em parceria com a CIMAA, no sentido de “estabelecer pontes” entre os 15 municípios e os agentes do território, explicou a responsável.

“O objetivo destes três guias passa por promover este território e o setor turístico. Com a entrada em funcionamento do programa comunitário Alentejo 2020, a ideia passa por lançar também uma versão em inglês do guia ´Alto Alentejo - Ainda somos um segredo´”, referiu.

A editora “Foge comigo” também foi a responsável pelo lançamento de um guia sobre percursos pedestre na região, “Alentejo Feel Nature”.

Segundo a CIMAA, ao longo de mais de 550 páginas, o "Alto Alentejo - Ainda somos um segredo" apresenta percursos cicloturísticos, pedestres e rodoviários, unidades de alojamento, restaurantes ou lojas de produtos locais.