A plataforma americana Airbnb, com 8 anos de existência, anunciou recentemente o lançamento da sua nova aplicação multi-serviços "Trips", que pretende oferecer aos seus utilizadores uma série de atividades que podem fazer no decorrer da sua viagem. "O objetivo da Airbnb é atender às necessidades dos seus clientes em todos os aspetos de uma viagem", afirmou a empresa à AFP.

Além da reserva de alojamentos privados, a plataforma tem também outras categorias como "experiências" e "lugares". A primeira permite-lhe reservar atividades propostas por pessoas que a Airbnb chama de "especialistas locais", como por exemplo ir à caça de trufas na Toscana ou conduzir carros lendários em Miami.

A plataforma tem neste momento 500 experiências em 12 cidades - Paris, Londres, Florença, Los Angeles, São Francisco, Miami, Detroit, Havana, Nairobi, Cidade do Cabo, Tóquio e Seul. Os hóspedes e outras pessoas podem adicionar à lista sugestões de atividades, para que a oferta seja cada vez maior.

Por outro lado, o menu "Lugares" é uma espécie de guia de viagem interativa com recomendações de especialistas ou utilizadores para bares, restaurantes e rotas.

A Airbnb também anunciou uma parceria com um serviço de reservas de restaurantes e outra para passeios áudio em algumas cidades.

No futuro, a plataforma pretende igualmente alargar a sua oferta para reserva de voos ou serviços.

Paralelamente, a Airbnb também pensa criar um procedimento mais seguro para verificar a identidade dos seus utilizadores. Para isso, irá pedir aos organizadores e participantes das "experiências" que tirem uma selfie e que digitalizem a cópia de um cartão de identidade oficial. O procedimento irá também ser testado para serviços de reserva de alojamentos.