O motor de busca comparou modos de viagem em pelo menos uma dúzia de rotas em que o tráfego é mais intenso. Também foi levado em consideração o facto de a circulação no aeroporto de Bruxelas ainda não estar a 100%, depois dos atentados de março, o que tem feito com que os viajantes sejam aconselhados a chegar ao aeroporto para a partida com três horas de antecedência, mesmo para viagens dentro da Europa.

“Com o reforço da segurança nos aeroportos da Europa, os crescentes atrasos estão a levar os viajantes europeus a procurar alternativas ao voo”, concluiu a GoEuro em comunicado, uma vez que uma das grandes vantagens da viagem aérea é o facto de o tempo de deslocação ser mais reduzido.

O motor de busca examinou os tempos de viagem de 14 rotas, entre as quais Londres-Paris, Barcelona-Madrid ou Berlim-Praga, e em quase todas as rotas a viagem ferroviária bateu a viagem aérea em termos de duração, sendo que em oito rotas o comboio poupou uma hora de viagem em relação ao avião.

Para chegar a estes resultados, o estudo teve em consideração o tempo total que um viajante gasta, o que numa viagem aérea inclui, não só o tempo da rota, mas também o tempo de espera em termos de check-in ou de escala, quando aplicável.

Na realização deste estudo, a GoEuro teve ainda em consideração as mais recentes medidas de segurança aplicadas em Bruxelas, tendo em conta as contingências do seu aeroporto. Para Paris uma viagem de comboio demora uma hora e 22 minutos, ao contrário da viagem aérea que demora, neste momento, cerca de cinco horas, ou de Bruxelas para Amesterdão em que a viagem de comboio demora 50 minutos contra cinco horas de avião.

O estudo teve ainda em consideração o facto de as viagens de comboio na Europa se terem tornado mais competitivas devido à implementação de comboios de alta velocidade. Rotas que o demonstram são a ligação Madrid–Barcelona, que de comboio demora duas horas e meia, contra as três horas e meia de avião, ou a ligação Londres-Paris que de comboio demora duas horas e 45 minutos, contra perto de quatro horas de avião.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.