Vai fazer uma road trip? Comece a planear com antecedência e vai ver que tudo correrá melhor. Comece por fazer uma lista com o que precisa de levar e depois ordene. Quando estiver a arrumar as coisas na bagageira, siga a ordem para aproveitar o espaço disponível da melhor forma.

Para facilitar a organização, deixamos sete dicas úteis:

Viajar com pouca coisa

É possível se planear com antecedência. Procure levar só o que é estritamente necessário. Sugerimos que dê uma vista de olhos em tudo um dia ou dois antes para ver o que pode eliminar. Vai ter acesso a uma máquina de lavar roupa? Em caso afirmativo, já sabe que não necessita de levar muita roupa. Cabides? Só se forem mesmo precisos (é que são volumosos e a maioria da roupa pode ser dobrada).

Estabilidade

Para manter o centro de gravidade no carro baixo e reduzir o peso sobre as rodas, coloque os artigos grandes e mais pesados no fundo e em direção à frente e ao centro do carro. Não se preocupe se tiver que tirar as coisas e voltar a arrumá-las algumas vezes. Irá encontrar a melhor disposição. Se tiver barras no tejadilho, não as sobrecarregue.

Manter os aparelhos eletrónicos separados

Arranje um espaço específico para todos os aparelhos eletrónicos e de modo a que estejam facilmente à mão. Pode colocá-los numa pequena bolsa no porta-luvas. É provável que, durante a viagem, alguém vá precisar de carregar o telemóvel.

Colocar tudo em sacos

Sempre que possível, utilize sacos de compressão em vez de estojos ou caixas de arrumação. Ocupam menos espaço e são mais fáceis de encaixar em vários espaços. Os sacos de vácuo são ótimos, mas utilize sacos de rolo (ou até sacos de lixo, bem prensados) se não tiver um aspirador para a viagem de regresso. Se tiver de utilizar caixas, por exemplo, para proteger artigos frágeis, procure que sejam o mais pequenas possíveis.

Encher as botas

Literalmente. Se levar botas de caminhada ou sapatos grandes, utilize o espaço dentro dos mesmos para artigos pequenos, como garrafas, acessórios, estojos dos óculos, joias, etc.

Utilizar os espaços escondidos

As áreas para os pés devem estar desimpedidas, mas lembre-se de que há espaço por baixo dos bancos da frente, no porta-luvas e nos espaços de arrumação nas portas, e que também pode haver espaço à volta do pneu suplente na bagageira.

Descarregar de manhã

Se vai chegar tarde, evite o stress de descarregar tudo no escuro após uma viagem cansativa. Leve uma mala pequena com tudo o que precisa para uma noite, deite-se e descarregue tudo de manhã, quando já tiver descansado e recuperado.

Sugestões: StressFreeCarRental.com

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.