Os passeios de balão são uma das atrações mais famosas da Turquia e a internet enche-se de fotografias deslumbrantes tiradas na Capadócia, com paisagens vistas do ar e balões a colorir o céu. No entanto, não é preciso ir tão longe para realizar o sonho de passear num balão de ar quente. Em Portugal, há vários locais a partir dos quais é possível realizar uma viagem de balão de ar quente de norte a sul do país.

Bragança

Se quiser descobrir a cidade transmontana e ver dos céus uma das mais belas paisagens montanhosas do país, não pode perder a oportunidade de realizar um passeio de balão. Podem decolar de vários pontos da cidade, entre eles o Castelo de Bragança ou o Parque Montesinho, e desfrutar de mais de uma hora de paisagens inspiradoras.

Porto

Para aproveitar o melhor de uma região que é Património Mundial, sobrevoar o Douro Vinhateiro e desfrutar de uma experiência difícil de esquecer, o passeio a balão de ar quente é uma opção a ter em conta. A partida é dada de vários pontos da cidade, e a viagem dura cerca de uma hora.

Lisboa

Se o seu sonho é ver a capital das alturas, poderá entrar num balão de ar quente em Alcochete e desfrutar dos encantos de Lisboa, vistos das nuvens. Poderá observar uma paisagem composta pelas sete colinas, rodeadas de bairros pitorescos, com o rio e o mar a completar o quadro. Uma experiência única, onde poderá desfrutar da capital numa perspetiva totalmente nova.

Alto Alentejo

Partindo de Alter do Chão, no concelho de Portalegre, poderá desfrutar das paisagens douradas do Alentejo, numa região recheada de história e riquezas naturais de cortar a respiração.

Ribatejo

Partindo da paisagem protegida do Monte da Barca, em Coruche, a viagem de balão, que terá duração de cerca de uma hora, dá a conhecer uma paisagem ribatejana de grande riqueza natural e agrícola. Poderá desfrutar da vista sobre regiões naturais e rurais, e também sobre aquela que é considerada a capital do gótico português. A cidade de Santarém, com todo o seu valor histórico e cultural, assume uma beleza estonteante vista das alturas.

Baixo Alentejo

Para desfrutar das paisagens naturais de beleza incontestável do Baixo Alentejo, poderá fazer o passeio a partir de Castro Verde ou Mértola. Qualquer das opções lhe proporcionará uma vista deslumbrante sobre o verde dos campos e o dourado das searas, as casas caiadas e o serpentear do rio Sado.

Algarve

A região mais a Sul de Portugal também pode ser sobrevoada num balão de ar quente. Partindo da vila de São Bartolomeu de Messines, em Silves, ou do aeródromo de Lagos, poderá deixar o burburinho turístico em terra e embarcar num tranquilo passeio aéreo. Desfrute de uma paisagem recheada de praias e falésias, aldeias histórias e sítios megalíticos, numa experiência inesquecível.

Balão Ar Quente
créditos: Pixabay

Planear o passeio

Para o passeio é aconselhável o uso de roupa desportiva e calçado resistente e fechado, não sendo permitidos saltos altos. Deve-se evitar roupa demasiado quente uma vez que a temperatura no cesto é sempre amena devido ao queimador do balão e durante o voo não irá sentir o vento. Os passeios de balão de ar quente, embora bastante serenos, não são aconselháveis a pessoas com problemas cardíacos acentuados, epilepsia ou que se tenham submetido a uma cirurgia recentemente. Grávidas e crianças com menos de 7 anos também não deverão fazer este tipo de atividade.

Os preços vão de 150 a 1500 euros, dependendo do local, do tipo de balão e do número de pessoas. As viagens só se realizam quando se reúnem condições meteorológicas para isso, pelo que a maioria dos voos se realiza entre fevereiro e outubro.

Se está interessado em realizar um passeio de balão, há várias empresas em Portugal que pode contatar: a Wind Passenger, a Hemisférios e a Extremos Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.