Quando escolhemos um lugar num avião pensamos sobretudo no conforto e na praticidade. Muitas pessoas escolhem o lugar da janela, por gostarem de ver a vista, ou o lugar junto às saídas de emergência por terem mais espaço para as pernas. Há quem prefira lugares mais à frente, para sair mais rápido e quem se afaste das últimas filas, para ficar longe da casa de banho.

Geralmente, os lugares do meio são os que agradam a menos pessoas. Mas adivinhem? Os lugares do meio das últimas filas do avião são, estatisticamente, os mais seguros em caso de emergência.

Uma investigação da TIME concluiu que os assentos no terço traseiro do avião tinham uma taxa de 32% de fatalidade, em comparação com 39% no terço médio e 38% no terço dianteiro. Olhando para a posição na fila, a investigação descobriu que os assentos do meio na parte de trás da aeronave tinham os melhores resultados (28% de taxa de fatalidade). Os piores lugares foram no corredor, no terço médio da cabine (44% de taxa de fatalidades).

Após um acidente, os passageiros que estão perto de uma saída têm mais probabilidades de sair com vida, de acordo com um estudo publicado em 2008 pela Universidade de Greenwich, que analisou o uso de saídas de emergência após um acidente.

Sentar-se ao lado de uma saída de emergência proporciona-lhe sempre a possibilidade de sair mais rápido. A CNN explica que as asas de um avião armazenam combustível, pelo que as saídas do meio não são as mais seguras. Ao mesmo tempo, estar mais perto da frente significa que será atingido antes dos da retaguarda. Ou seja, restam as saídas de emergência traseiras. Quanto à razão pela qual os assentos do meio são mais seguros do que os da janela ou do corredor, segundo da CNN, deve-se ao efeito amortecedor proporcionado por ter pessoas de ambos os lados.

Claro que a segurança durante um acidente aéreo têm menos a ver com o local onde se senta e mais com as circunstâncias do acidente. Se a cauda da aeronave sofrer o impacto, os passageiros do meio ou da frente podem estar mais seguros do que os da retaguarda.

Apesar de todos os procedimentos de segurança, as viagens aéreas são o meio de transporte mais seguro de todos. De acordo com a análise dos dados do Censo do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, a probabilidade de morrer num avião é de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 num automóvel.