Qualquer viagem que dure para cima de sete a oito horas já é uma experiência algo desconfortável e penosa. Não sabemos o que fazer com tanto tempo, nem sempre conseguimos dormir no avião, os músculos ficam doridos de estarem tanto tempo na mesma posição, a pele e o nariz secam... Enfim, não estarei a exagerar ao dizer que se a tecnologia de teletransporte fosse uma realidade hoje em dia, não haveria ninguém que optasse por uma viagem de avião de longa duração!

No entanto existem alguns itens que podem fazer com que este mal necessário seja um bocadinho menos desagradável. Abaixo encontra uma lista com os itens que considero essenciais para que as longas viagens de avião se tornem o mais confortáveis possível.

  • Calças largas e confortáveis

A última coisa que queremos, quando estamos presos tantas horas a uma cadeira de avião, é sentir que a roupa nos prende ainda mais os movimentos. Aquelas calças um pouco mais apertadas que normalmente não causariam grande desconforto, passam a parecer a pior coisa do mundo quando nos estamos a tentar aconchegar na cadeira para conseguirmos dormir. O melhor é optar por calças largas e confortáveis que não prendam os movimentos. E são sempre preferíveis as calças a calções ou saias porque no avião as temperaturas quase árticas são algo normal e convém que as pernas estejam bem tapadas.

  • Echarpe comprida

Como já tive oportunidade de referir no artigo "O que levar na mochila para longas viagens", a echarpe é, para mim, um acessório essencial a levar na bagagem. Apesar das companhias aéreas cederem mantas durante as viagens de longo curso, uma echarpe poderá ajudar a tapar quaisquer partes que possam ficar a descoberto.

  • Baton para o cieiro

O ar dentro do avião é normalmente muito seco, por isso, é normal que a meio do voo a pele dos lábios comece a escamar. Um baton para o cieiro ajuda-nos a hidratar a pele e a ter um ar mais simpático sem medo de dividir o lábio em dois!

  • Creme hidratante

Aplicam-se as mesmas razões indicadas no ponto acima. O ar deixa-nos a pele seca e desidratada. Uma pequena embalagem de creme para aplicar nas mãos ou na cara vai ajudar-nos a sentirmo-nos mais confortáveis.

  • Auscultadores + adaptador

Quem já fez longas viagens de avião sabe que os auscultadores fornecidos a bordo não são propriamente o último grito em tecnologia. Por isso, uma coisa que é sempre bom levarmos connosco são os nossos próprios auscultadores e um adaptador de dois pinos para os podermos ligar ao sistema do avião.

  • Escova e pasta de dentes

É possível encontrar kits de viagem de escova e pasta de dentes em grandes supermercados, farmácias ou para-farmácias. Estes kits são muito úteis para que pelo menos o nosso hálito se mantenha fresco ao longo do voo.

  • Livro ou revistas

Após o terceiro filme seguido é normal querermos variar um bocadinho a nossa fonte de entretenimento. Um livro ou umas revistas são sempre uma boa alternativa e é uma boa altura para podermos finalmente pôr a leitura em dia!

  • iPod ou outro leitor de MP3

Esta é outra boa alternativa como fonte de entretenimento. Para os amantes de música, este é um item obrigatório para longas viagens! Convém no entanto lembrarmos-nos de recarregar o leitor de MP3 com uma grande variedade de novos álbuns e músicas antes da viagem, para não nos fartarmos do que estamos a ouvir logo no início.

  • Kit lentes de contacto

Bem, obviamente este item é só para quem cuja visão já teve melhores dias. Com um ar tão seco dentro do avião, as lentes de contacto vão parecer papel nos olhos passado pouco tempo. É importante levar o estojo e o líquido adequado para poder substituir as lentes pelos óculos durante o voo.

  • Meias de compressão

Durante longas viagens de avião,o sangue circula mais lentamente e os pés e tornozelos têm tendência a inchar. As meias de compressão ajudam a melhorar a circulação sanguínea, sendo principalmente importantes para as mulheres que tomem anticoncepcionais ou para idosos, evitando o risco de entupimento de alguma veia ou artéria.

  • Tampões para os ouvidos

Já há algum tempo que os considero um dos meus melhores amigos em viagem em variadas situações. E o avião é outra das situações em que se tornam particularmente úteis. Nem todos os passageiros terão os mesmos hábitos de sono que nós e se enquanto estivermos a tentar adormecer, os vizinhos do lado, da frente ou de trás decidirem que é uma óptima altura para uma tertúlia em pleno avião, uns bons tampões nos ouvidos contribuirão para que nada nem ninguém incomode o nosso sono.

  • Venda para os olhos

Aqui aplicam-se exactamente as mesmas razões apresentadas no ponto acima. Se juntarmos estes dois itens, quase nem nos apercebemos de que estamos num avião, o que contribuirá para um sono de anjo praticamente durante a viagem toda.

  • Almofada insuflável de pescoço

Sim, também é verdade que a maioria das companhias aéreas com voos de longo curso cedem almofadas aos seus passageiros durante o voo, mas uma almofada insuflável de pescoço ajusta-se muito melhor e oferece apoio não só na parte de trás do pescoço como também de lado. O facto de ser insuflável faz com que ocupe pouco espaço na bagagem e que a possamos levar para qualquer lado.