Nunca tínhamos feito qualquer um dos chamados "desportos de inverno" quando embarcámos na aventura de ir para os Alpes e ainda por cima para esquiar - começámos de imediato um processo de pesquisa de informações sobre o tema.
Este artigo é um exemplo do guia e das dicas que gostávamos de ter encontrado, além de contarmos a nossa experiência no Club Med Arcs Panorama, na França. Foi a primeira vez que tivemos contacto com o material de esqui e toda a logística inerente.
Todos nós, certamente, temos um amigo que é aficionado pelos desportos de inverno (esqui, snowboard, etc.), nunca tínhamos percebido muito bem esse fenómeno, mas bastou experimentar uma vez para ficarmos fãs.
Ponto prévio: a escolha do local/hotel é essencial para que tudo corra lindamente. O Tiago e o Vasco ficaram a cargo do Mini Club do resort, é tão bom termos a confiança e certeza que ficam bem entregues e em segurança.
O QUE PRECISA DE LEVAR CONSIGO
Se é como nós, iniciante nesta arte de esquiar, obviamente que não possui qualquer tipo de material técnico (botas/esquis), este material é alugado diretamente no resort, apenas devemos levar o vestuário adequado à prática de desportos de inverno – casaco, calças, meias, gorro, luvas, etc. – parece pouco, mas garantimos que não é, o volume deste vestuário, aliado à falta de experiência nestes destinos, levam a que tenhamos um número de malas assustador!
Quem viaja com crianças está habituado a transportar consigo um kit de medicamentos de emergência, nestes destinos não é diferente, não esqueça o protetor solar e o hidratante labial.
NO RESORT
Após o usual check-in, somos encaminhados para uma espécie de “check-in de ski”, testamos e selecionamos o material, é-nos atribuída uma chave de um cacifo – onde mantemos todo o equipamento – de seguida, marcamos as aulas na escola de ski, onde somos colocados por níveis, o nosso como iniciantes, nível 1.
Com os miúdos o processo é similar, apenas a diferença que todo o material é entregue no Mini Club, a gestão de todo o processo passa por eles (colocação por níveis, aulas, refeições, animação, atividades, etc.). Podemos afirmar que é um método perfeito para os miúdos e para nós.
Simples, não é? No dia seguinte basta tomar um fantástico pequeno-almoço, dirigir-se ao seu cacifo, equipar e juntar-se ao grupo correspondente ao seu nível de praticante, conhecer o professor e… começar a recruta!
Duas horas de esqui e voltamos para o almoço, de tarde uma hora e meia de esqui e volta para o resort, são três horas e meia por dia que parecem 20. São dias intensos fisicamente (principalmente os dois primeiros dias), mas é, acima de tudo, uma experiência para a vida, nós adorámos e estamos sempre prontos para voltar.
Obviamente que a evolução dos miúdos é fantástica, típica da sua irreverência, no final do segundo dia já descem pelas pistas sem qualquer tipo de auxílio - o que eles crescem com estas experiências…
DICAS PARA QUEM VAI ESQUIAR PELA PRIMEIRA VEZ
• A escolha do destino e hotel/resort é muito importante;
• É essencial que tenha a ajuda de um monitor/professor nos primeiros dias para ensinar-lhe as técnicas corretamente, assim como a “linguagem” e regras de montanha;
• As estações têm 4 tipos de pistas, identificadas por cores: devem começar pelas verdes (com pouca inclinação e com elevadores lentos);
• Vestuário adequado é essencial, como não sabe se vai gostar da experiência, visite um outlet, a nós ajudou-nos;
• Não compre o material técnico (esquis, botas, etc.), alugue e experimente a modalidade primeiro;
• A segurança deve estar sempre em primeiro lugar, utilize sempre capacete!
• Não vai aprender tudo numa semana, mas aprenda corretamente, as técnicas de base são essenciais;
• Não se esqueça de colocar protetor solar. Não imagina como os raios de sol queimam com o reflexo na neve, mesmo que o tempo esteja nublado;
• Esquiar cansa muito, no final do dia relaxe e descanse.
Esquiar é uma atividade que nos faz sentir livres e em contacto com a natureza. Nós começámos já adultos, mas agora somos grandes fãs deste tipo de férias… não perdemos uma oportunidade para voltar, e vocês, o que esperam?
Acompanhe as nossas aventuras no Instagram Viagensa4
Artigo originalmente publicado no blogue Viagensa4
Comentários