De forma a que possa criar uma relação saudável e frutífera com os seus meios naturais de locomoção, deixamos-lhe algumas dicas sobre como cuidar dos seus pés e pernas:

Escolha o seu calçado cuidadosamente. Os seus sapatos devem ser leves e respiráveis. Devem ter uma sola flexível, especialmente maleável na biqueira. Se comprar sapatos novos, evite estreá-los na viagem. Adapte-os ao seu pé antes de partir, fazendo uma longa caminhada.

O uso de meias é extremamente importante! Não use meias justas, nem finas. Se planeia caminhar em terreno irregular, use dois pares de meias: um par de meias grossas sobre um par de meias finas. Se sentir as meias húmidas, substitua-as: no curto prazo, poderão aquecer os seus pés e provocar o aparecimento de bolhas.

Se planeia fazer uma longa caminhada, não deixe de parte os exercícios de aquecimento. Prepare o seu corpo para o esforço que se avizinha.

A cada duas horas, faça uma pausa de dez minutos. Não sobrecarregue o seu corpo, caminhe de forma que lhe seja confortável. Aproveite as vistas e a experiência de estar imerso num local novo e desconhecido.

Não tenha medo das subidas. Preocupe-se com as descidas. A maioria das lesões ocorrem durante as descidas porque tendemos a caminhar mais depressa e a forçar as pernas. Dê passos curtos e preste atenção às irregularidades do terreno.

Faça pequenas refeições ao longo do dia. Leve água, barras de cereais, fruta e chocolate, para que possa manter-se energizado. Um chapéu ou um boné poderão revelar-se muito úteis, protegendo-o do sol quando está calor, e preservando a sua temperatura corporal quando está frio.

Modere o peso da sua mochila e a forma como a usa. Os seus ombros irão agradecer-lhe se mantiver o peso equitativamente distribuído.

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