"Apelamos aos viajantes para que estejam mais atentos quando reservarem as suas férias de verão este ano", aconselha a Polícia de Segurança Pública (PSP), que se juntou à Airbnb, para sensibilizar os cidadãos para as fraudes e garantir que estão em segurança enquanto reservam as suas férias online.
De acordo com um estudo encomendado pela Airbnb em Espanha e no Reino Unido, o aumento do custo de vida está a criar condições para que os autores de fraudes prosperem. Se por um lado os turistas procuram um bom negócio, os burlões podem levar as pessoas a pagar por transferência bancária através de anúncios, sites e chamadas telefónicas falsas mas convincentes.
"Este ano, muitos de nós podem estar ansiosos por poupar algum dinheiro ao reservar umas férias, o que faz com que seja a altura ideal para os burlões se aproveitarem de quem procura um bom negócio.", comenta, em comunicado, Monica Casañas, CEO da Airbnb Marketing Services SL.
Como detetar burlões?
É preciso estar atento e ter em mente de que eles andam por aí. Uma pequena distração pode-nos levar a cair numa fraude. Eis algumas dicas partilhadas pela PSP e pela Airbnb que nos vão ajudar a detetar burlões enquanto reservarmos as nossas merecidas férias.
Nunca clique em links inesperados
Cuidado com as mensagens de correio eletrónico, sites, textos e publicações em redes sociais falsos. Os links podem levá-lo a um site falso concebido para se parecer com sites que conhece.
Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados
Se uma oferta ou proposta parecer demasiado boa para ser verdade, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente qualquer comunicação.
Se puder, pague com cartão de crédito e evite fazer transferências bancárias
O pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.
"Se acredita ter sido vítima de uma burla, não hesite em denunciar o facto em qualquer esquadra de polícia", refere a PSP no comunicado. "Recomendamos sempre que forneça todos os detalhes e dados que possam facilitar a investigação, tais como recibos que comprovem o pagamento, capturas de ecrã ou o contacto de quem está a tentar aplicar a burla.", finaliza.
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