“Set jetting” é a tendência de viagens em que filmes e séries de TV de sucesso influenciam as escolhas dos viajantes e podem impulsionar um aumento na popularidade de destinos e pontos de referência.
Por exemplo, aconteceu com a Nova Zelândia após ‘O Senhor dos Anéis’, a Sicília após a última temporada de ‘White Lotus’, e a Estação King's Cross (Londres) como sede da Plataforma 9¾ em ‘Harry Potter’. Os filmes de 2024 podem ser igualmente inspiradores para o turismo, e a TUI compilou uma lista de seis experiências para viajantes “set jetting”.
Santorini, Grécia (Filme – Argylle: Espião Secreto)
O recém-lançado filme de ação, comédia e espionagem foi rodado em vários países, incluindo a Grécia, onde as icónicas casas brancas com telhados azuis servem de pano de fundo para muitas cenas. Para todos os que se encantarem pelo destino depois de ver 'Argylle', uma boa opção será explorar alguns dos vilarejos mais pitorescos de Santorini, como Magalochori e Emporeio.
Kingston e Blue Mountains, Jamaica (Filme - Bob Marley: One Love)
Um dos primeiros lançamentos de 2024, este drama biográfico narra a vida do famoso cantor, compositor e lenda do reggae jamaicano Bob Marley. Uma oportunidade para conhecer a sua vida e legado durante um passeio por Kingston, onde o cantor morou, incluindo uma visita ao Museu Bob Marley, erigido na sua última morada, e ao Emancipation Park, famoso pela escultura Redemption Song.
Safari no Deserto, Dubai, Emirados Árabes Unidos (Filme - Dune: Parte Dois)
Depois dos seis Óscares do primeiro filme, a expectativa é grande pelo regresso às salas de cinema de Paul Atreides (Timothée Chalamet), Chani (Zendaya) e do planeta deserto de Arrakis. Para os fãs de Dune que procuram uma aventura exótica e inesquecível, um safari no deserto do Dubai, explorando as vastas dunas, enquanto o incrível mar de areia se estende ao longo do horizonte, pode revelar-se a melhor opção.
Los Haitises National Park, Punta Cana (Filme – Arthur: Amigo para sempre)
O filme conta a história do forte vínculo formado entre o capitão de uma equipa sueca de corridas de aventura e um cão de rua durante uma prova de enduro na selva no Equador. Ainda que os acontecimentos reais tenham acontecido no Equador, o filme foi filmado na República Dominicana, e se depois de admirar as belezas naturais do país no grande ecrã, os espetadores quiserem descobrir o destino, um tour pelo Parque Nacional Los Haitises é um bom ponto de partida. Um pequeno cruzeiro de barco serpenteia entre curiosas formações rochosas que se projetam da água e navega por exuberantes manguezais.
Coliseu e Fórum Romano, Roma, Itália (Filme - Gladiador 2)
Há mais de 20 anos, ‘Gladiador’ ganhou cinco Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Russell Crowe. Não será surpresa que a sequela, com o objetivo de replicar o sucesso de seu antecessor, esteja a gerar muito entusiasmo. Para viajar até à época do filme, durante o Império Romano, nada como visitar o Coliseu e conhecer a história do anfiteatro, com detalhes arrepiantes das batalhas de gladiadores que ali ocorreram. Depois, uma visita às ruínas do Fórum Romano mostra o antigo centro da vida social, comercial e política de Roma.
Safari no Parque Nacional Tsavo, Quénia (Filme - Mufasa: O Rei Leão)
A prequela de 'O Rei Leão', filme que ganhou dois Óscares em 1995, tem lançamento previsto para este ano, transportando-nos de volta à savana africana para conhecer as origens de Mufasa, pai de Simba. Para aqueles que desejam mergulhar totalmente nas paisagens espetaculares de África, um safari de dois dias no Parque Nacional Tsavo East pode ser a realização de um sonho. Durante o safari há a oportunidade de avistar leões, elefantes, girafas e zebras no seu habitat natural. Além disso, se o céu estiver limpo, poderá haver uma visão do pico coberto de neve do Monte Kilimanjaro à distância.
Comentários