Se ainda não reservou bilhete aproveite para ponderar. Existem vários erros importantes que vai querer evitar ao comprar as passagens. A Hopper, uma aplicação de viagens que prevê o melhor horário para comprar voos baratos, analisou recentemente 15 mil milhões de pedidos e identificou os erros mais comuns que os utilizadores cometem.

Aqui estão cinco das decisões mais comuns quando reserva um voo, de acordo com o estudo da Hopper, e que lhe vão custar caro.

Está a fazer a reserva tarde demais

Um dos erros crassos é aguardar até o último minuto para comprar bilhete. Se possível, tente fazê-lo entre um a três meses antes da sua viagem para comprar as passagens a preços acessíveis.

Pouca flexibilidade nas datas

Ao planear uma viagem sem destino concreto pode economizar muito dinheiro. Mas quando deseja ir para algum lugar específico pode poupar bastante mais: basta ser flexível com as suas datas de partida e retorno. De acordo com a Hopper, voar a uma sexta-feira custa 20% a mais do que voar na terça-feira, que é, em geral, o dia mais barato para viajar.

Comprar por impulso

A menos que precise de viajar imediatamente é sempre uma boa ideia ter paciência quando se trata de reservar voos. De acordo com a aplicação, os preços dos bilhetes acabarão por descer em algum momento. Em média, economizará 14% se esperar por esta descida.

Comprar cedo demais

Embora seja bom planear o destino com antecedência, pode estar a perder dinheiro. Apesar das companhias aéreas definirem os preços iniciais de forma conservadora, acabará por pagar uma tarifa superior se reservar mais de seis meses antes da data de partida. Para economizar certifique-se ainda de configurar alertas de tarifas aéreas para as viagens que deseja realizar.

Não verificar aeroportos alternativos

Se desejar voar para uma grande cidade, verifique os preços oferecidos por todos os aeroportos disponíveis na área. A Hopper descobriu que quando há um aeroporto alternativo pode poupar uma média de 10% nos preços das tarifas aéreas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.