Numa altura em que urge poupar energia, bem como alterar hábitos de consumo de forma a evitar o desperdício e poupar o ambiente, muitos turistas continuam a viver “à moda antiga”, segundo uma sondagem recente da Jet Cost.
Entre outras questões, a Jet Cost perguntou ao grupo de entrevistados que iriam ficar num hotel, quais seriam as coisas que fariam que, podiam não estar totalmente corretas e que certamente incomodariam os hoteleiros e os funcionários do hotel. Com uma lista de respostas foi-lhes pedido que escolhessem as cinco mais usuais, sendo estas as 14 respostas mais comuns:
- Encher os pratos até ao cimo no buffet e não comer tudo (81%).
- Não desligar o ar condicionado do quarto, durante o dia (71%).
- Levar comida do buffet, mesmo sabendo que é proibido (65%).
- Deixar as toalhas no chão para serem trocadas diariamente (58%).
- Deixar a toalha na cadeira da piscina todo o dia (56%).
- Guardar na mala todos os dias, as "cortesias" não utilizadas para que possam ser substituídas novamente (45%).
- Fumar à janela de um quarto para não fumadores (40%).
- Fazer uma festa no quarto com música muito alta (38%).
- Guardar o papel higiénico num armário para que ponham mais (26%).
- Tomar banho na piscina quando esta está fechada (23%).
- Beber as garrafas do minibar e enchê-las com água ou sumo (18%).
- Pedir que limpem o quarto e façam a cama quando se esqueceram do aviso de "não incomodar" (17%).
- Colocar mais uma pessoa no quarto (4%).
- Inventar que estão em lua de mel para ver se conseguem um quarto melhor ou um presente (3%).
“Colocar no prato apenas a comida que vamos comer, mesmo que tenhamos que nos levantar várias vezes no buffet se quisermos mais, desligar o ar condicionado enquanto não estivermos no quarto ou que não nos mudem as toalhas diariamente, quando em casa de cada um mudamo-las todas as semanas, são pequenas amostras do que podemos fazer pelo nosso planeta, pela poupança de energia que deve começar connosco, também devemos pensar nas pessoas que estão a passar por dificuldades alimentares, antes de deitar comida fora, mesmo que esteja incluído no que pagamos.", comenta Ignazio Ciarmoli, Diretor de Marketing da Jetcost.
Comentários