É famosa a diversidade paisagística, gastronómica e até cultural que Portugal encerra em apenas 92.212 km². E é precisamente esta heterogeneidade que tem feito as delícias de muitos turistas.

Uma das estradas mais emblemáticas e representativa desta variedade, já que percorre o país de norte a sul, a N2, comemora este ano 75 anos.

Numa altura em que, mais do que nunca, é essencial apoiar o que é nacional, a Small Portuguese Hotels desafia os portugueses a conhecer as variadas histórias que este longo caminho tem para contar, disponibilizando um roteiro de Hotéis ao longo da N2.

Prontos para esta viagem?

Arrancar com Chave(s) d’ouro

Na pequena e antiga aldeia de Casas Novas, a 15 minutos de Chaves, a Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events é ideal para descansar longe da azáfama.

Aliando a modernidade à traça original da casa, este solar barroco do século XIII, agora transformado num hotel de charme, está rodeado das típicas paisagens transmontanas, desafogadas com montes e vales a perder de vista.

Pode ainda beneficiar do restaurante com vista panorâmica, onde vai degustar a gastronomia transmontana e recarregar baterias no spa.

Um refúgio termal para uma paragem com (c)alma

Em Vidago, um destino bem conhecido pelas suas águas termais, a paragem é rejuvenescedora. No Primavera Perfume Hotel, os aromas que imperam são os da natureza, num refúgio onde a arquitetura, a gastronomia e o artesanato típicos da região se juntam numa harmonia perfeita.

Com restaurante, spa e piscina interior e exterior, o hotel rodeado de paisagens verdejantes conta com 32 quartos, modernos e decorados sob forma de aromas e sabores que remetem para a natureza.

A arte contemporânea com Trás os Montes de fundo

Uma opção cheia de charme: o Boticas Hotel & Spa dedica-se à arte contemporânea. Com vistas deslumbrantes e um edifício de uma arquitetura moderna e arrojada, este hotel situa-se a 30 km da Serra do Gerês e proporciona momentos de lazer e relaxamento no SPA, no restaurante panorâmico onde o aroma e sabores da comida local não deixam ninguém indiferente, ou no bar com os melhores vinhos da região.

Um espaço que homenageia o Pintor, Arquiteto e Filósofo Nadir Afonso, um mestre da pintura contemporânea portuguesa do século XX.

Um paraíso no Douro, com arte e tradição

Hospitalidade, paisagem, tradição, natureza e arte. Com um cenário de sonho na Região Demarcada do Douro, as Casas de Campo Vila Marim proporcionam uma experiência marcante a quem por lá passa.

São 13 casas rústicas com uma decoração confortável e moderna, para além da piscina natural, dos pomares e jardins, bem como opção de suite com casa de banho privada e uma varanda com vista sobre a encosta.

Neste espaço paradisíaco, marcado pelas encostas vinhateiras, a experiência pode ser em família ou a dois.

Uma aposta no Enoturismo, com vista sobre a cidade de Lamego

Neste caminho de norte a sul, há ainda lugar para o Enoturismo. No centro da cidade de Lamego, a Muralha Charm House caracteriza-se pela sua história e cultura, sendo considerado um espaço de turismo de habituação.

Com uma suite familiar e cinco quartos totalmente equipados e decorados, no Muralha Charm House é ainda possível usufruir de um rooftop com uma espetacular vista sobre a cidade e a mata da Nossa Sr.ª dos Remédios.

Atividades ao ar livre, gastronomia e tranquilidade na Serra da Lousã

Em Gondramaz, o Mountain Whisper é sinónimo de tranquilidade e privacidade na Serra da Lousã: um grupo de casas rústicas com diversas atividades para os seus hóspedes, wi-fi e ainda um mesa de pequeno almoço para cada quarto.

Caminhadas, BTT, Trail e Rapel são apenas algumas das atividades disponíveis, para além de uma piscina perfeita para churrascos. A 5 km, a vila de Miranda do Corvo convida a saborear a gastronomia local e oferece ainda muitas outras atividades.

Um luxo alentejano, num retiro onde reinam as cores e os sabores

Um resort de 5* em Montemor-o-Novo. Com 22 suites, 8 villas e o edifício principal, Land Vineyard dedica-se à cultura do vinho, à gastronomia de excelência, à paisagem alentejana, ao bem estar e ao luxo.

Em todos os espaços a arquitetura é internacionalmente reconhecida, numa versão contemporânea da tradicional casa de páteo mediterrânica. Neste recanto de luxo, é ainda possível usufruir das Sky View Suites, onde a abertura do teto proporciona uma noite debaixo do céu estrelado.

Uma viagem no tempo com reis, príncipes e damas da corte

Chegados a Évora, viajamos para o século XV. Renovado, o Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa era centro de irradiação e de refúgio de reis, príncipes, grandes senhores e damas da corte.

Com enorme valor histórico, este convento de luxo oferece várias atividades de lazer, como campo de ténis, piscinas interiores e exteriores e um centro de fitness bem equipado.

Para os amantes do néctar dos deuses, no restaurante Divinus, para além dos cocktails, há ainda uma prova de vinhos diária gratuita.

A sul, um cenário rural em conexão com a natureza

No clima quente do Algarve, o cenário não é apenas de mar. Em Faro, o Cochichos Farm está rodeado das mais magnificas e pitorescas paisagens, oferecendo uma estadia tranquila.

Este cenário rural idílico apresenta ainda uma produção própria de produtos biológicos e árvores de fruto que podem ser saboreados pelos hóspedes, complementando assim esta experiência de conexão com a natureza.

Todos os apartamentos têm acesso ao terraço com vista para o jardim, e disponibilizam ainda uma kitchenette para que os hóspedes possam preparar as suas próprias refeições.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.