A Quinta dos Machados é uma propriedade antiga. Foi fundada no século XVII, pela família Camarate e adquirida em 1755 pela família Machado. Hoje é um hotel rural com duas casas familiares, um edifício principal (considerado património histórico protegido) e um enorme terreno onde podemos encontrar jardins, um bosque, um SPA e uma piscina.
Logo na recepção sentimos aquele aconchego de quem sabe receber bem. O ambiente é romântico, rural e acolhedor, com uma série de elementos decorativos que nos fazem sorrir e nos transportam para tempos mais simples e sossegados.
Os funcionários são super simpáticos e disponíveis para qualquer ajuda. No check in explicam-nos que na quinta temos à nossa disposição um percurso sensorial composto por cinco estações, criadas com inspiração nos cinco sentidos e distribuídas ao longo de 1,5 km, que tem por objetivo aproximar-nos da Natureza e levar a redescobrir as coisas simples da vida. Podemos também fazer um piquenique com um cesto preparado pelo hotel com as melhores iguarias regionais, participar num workshop de Pão de Mafra, visitar o Observatório de Estrelas feito a partir de um antigo reservatório de água ou partir à aventura por um dos percursos de BTT sugeridos.
Toda a área exterior é maravilhosa e tem muitos recantos onde podemos parar para conversar, ler um livro, jogar, brincar ou simplesmente observar a natureza.
Ao todo, a Quinta tem 29 quartos. A Ala Tradicional e a Ala Relax (que tem quartos temáticos). Fiquei na Ala Tradicional e o quarto era bastante simples, mas muito confortável. Tinha uma pequena varanda e uma casa de banho com um bom chuveiro.
O restaurante serve um excelente pequeno almoço, recheado de coisas que deixam qualquer alminha feliz. Pão de Mafra quentinho, bolos caseiros, queijos, frutas frescas, doces e compotas, iogurtes… tudo uma delícia!
O jantar também foi bom, apesar da carta não ter muita escolha.
O SPA Alfazema oferece um menu de massagens relaxantes e tratamentos de beleza. Tem sauna, banho turco e jacuzzi. Não tive oportunidade de usar porque não marquei nenhum tratamento com antecedência, mas ficou a vontade de lá voltar para experimentar.
No check-out ainda me ofereceram um Pão de Mafra acabado de fazer! Só posso recomendar.
Para mais inspiração, ideias para escapadinhas de fim de semana e hotéis em Portugal, sigam as minhas stories no Instagram.
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários