Comer ganhou uma dimensão tanto de entretenimento quanto de atividade cultural e muitos hotéis aperceberam-se disso tentando proporcionar aos seus hóspedes experiências únicas nesta área.
Ficam aqui 10 sugestões de hotéis em Portugal perfeitos para uma escapadinha gastronómica:
1 - The Yeatman
O Hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, tem um restaurante premiado com 2 Estrelas Michelin que serve sabores tradicionais portugueses confecionados com produtos locais frescos apresentados num estilo contemporâneo e acompanhados por vinhos requintados. As vistas para o Rio Douro e para o Centro Histórico do Porto garantem um cenário espetacular a uma experiência gastronómica única e inesquecível.
Um programa de provas de menus permite que os hóspedes descubram a riqueza e perfeição das ligações entre vinho e gastronomia e as contrastantes diferenças dos sabores, como se participassem numa viagem pelas diversas e distintas regiões vinícolas de Portugal. A cozinha do The Yeatman está a cargo do chef executivo Ricardo Costa.
2 - Vila Vita Parc Resort & Spa
No Vila Vita Parc Resort & Spa, localizado em Porches, junto a Armação de Pêra, no Algarve, a restauração é cuidadosamente pensada. Com um total de seis bares e 10 restaurantes, as refeições servidas variam entre as mais descontraídas compostas por pratos tradicionais portugueses até criações gastronómicas únicas servidas no restaurante Ocean, galardoado com duas estrelas Michelin e que tem no comando da cozinha o multi-premiado chef austríaco Hans Neuner.
Neste hotel encontra sabores de todo o mundo e uma impressionante cave de vinhos que garante o acompanhamento perfeito em qualquer refeição.
O resort organiza com frequência eventos e jantares especiais onde recebe nomes destacados da gastronomia mundial e oferece um pacote gourmet que inclui, entre outras coisas, um jantar com harmonização de vinhos, para 2 pessoas, no restaurante Ocean, um jantar de três pratos para 2 pessoas no restaurante Adega e uma prova de vinhos para 2 pessoas na exclusiva Cave de Vinhos do hotel.
Os foodies mais exigentes não tem como ficar dececionados com uma noite neste hotel.
3 - Fortaleza do Guincho
O Hotel Fortaleza do Guincho, em Cascais, integra o restaurante com o mesmo nome, galardoado com uma estrela Michelin, que se pauta por uma filosofia assumidamente assente nas melhores práticas da alta gastronomia. Neste momento a cozinha está a cargo do chef executivo Miguel Rocha Vieira e as propostas apresentadas revelam uma enorme inspiração no Atlântico que serve também como cenário de fundo ao restaurante.
O peixe e o marisco frescos da costa portuguesa bem como os melhores produtos nacionais, são uma constante à mesa do Guincho, homenageados e recriados em cada prato e a cada estação do ano.
O hotel oferece um “Experience Package “ que inclui entre outras coisas, tratamento VIP no quarto à chegada incluindo espumante e chocolate; pequeno almoço buffet e uma refeição para dois no restaurante com menu de 3 pratos e vinhos (incluídos) sugeridos pelo escanção.
4 - Vila Joya
Localizado em Albufeira, o Hotel Vila Joya, alberga um restaurante 2 estrelas Michelin que é uma referência incontornável na gastronomia gourmet de Portugal. Comandado pelo chef Austríaco Dieter Koschina o restaurante do Vila Joya foi mencionado no San Pellegrino World's 50 Best Restaurants e propõe um menu fixo de marisco mediterrâneo com cozinha francesa de alta qualidade, utilizando ingredientes locais frescos dos mercados do Algarve.
O Hotel tem um programa denominado “Dream & Dine” que inclui entre outras coisas: 2 jantares para 2 pessoas no restaurante com um menu de 6 pratos (bebidas não incluídas) e um jantar de degustação para 2 pessoas na mesa do chef com cocktail e degustação de vinhos incluído.
5 - The Lumiares Hotel & SPA
O deslumbrante Lumiares Hotel, em Lisboa, despertou interesse desde que foi inaugurado em 2017, em parte pelo seu design e em parte pela qualidade dos seus restaurantes.
The Lumiares tem dois restaurantes e um bar. O Lumi Rooftop Bar & Restaurant, como o nome sugere, fica no topo do hotel e oferece vistas fantásticas da cidade. O pequeno almoço é servido aqui, mas o rooftop também está aberto para bebidas, aperitivos, almoço e jantar, com um delicioso e contemporâneo menu preparado pelo chef João Silva.
No rés-do-chão, o chef Miguel Castro e Silva mantém-se à frente do Mercado Simply Portuguese - sanduíches e saladas frescas, juntamente com pratos portugueses mais tradicionais, servidos com um toque contemporâneo.
6 - L’And Vineyards
Localizado no concelho alentejano de Montemor-o-Novo, o restaurante L’And Vineyards ganhou no final de 2013, sob a batuta do chef Miguel Laffa, a sua primeira estrela Michelin.
O conceito do restaurante L’AND procura afirmar a nova cultura gastronómica portuguesa, refletindo a história e a cultura e integrando as experiências e ingredientes resultantes dos descobrimentos no Oriente. Com a ajuda de produtores locais, o L’And Vineyards recebe frutas cítricas, legumes, queijos, iogurtes, ervas aromáticas, carne de gado criado em campos locais e azeite tradicionalmente produzido.
O hotel oferece uma experiência designada por “Combinações Improváveis” para os mais curiosos que gostam de provocar o palato e procurar ligações improváveis e harmonizações por contraste.
7 - The Cliff Bay
Integrado no Hotel The Cliff Bay, na Madeira, o restaurante Il Gallo d’Oro é uma referência na cozinha de autor e tem à sua frente o chef francês Benoît Sinthon. Premiado com 2 estrelas Michelin, apresenta uma requintada cozinha aromática de inspiração mediterrânica e ibérica.
8 - Casa da Calçada Relais & Chateaux
O restaurante Largo do Paço é o restaurante do Hotel de Charme Casa da Calçada. Localizado em Amarante, ostenta uma estrela Michelin e é liderado por Tiago Bonito, o chef executivo responsável pela carta de autor, arrojada e criativa que cria uma experiência gastronómica de excelência onde a tradição e a transgressão misturam-se em doses iguais.
9 - Pousada Mosteiro de Amares
A Pousada Mosteiro de Amares está localizado em Amares, entre a cidade de Braga e a Serra do Gerês. A Pousada resulta da restauração de um Mosteiro Cisterciense do séc. XII, num trabalho notável do Arquiteto Eduardo Souto de Moura.
O espaço do restaurante da Pousada de Santa Maria do Bouro é único. Fica situado na antiga cozinha do Mosteiro, com a chaminé original reconstruída e dois fornos impressionantes.
Nas entradas, além do caldo verde à minhota e da canja com hortelã, encontra um carpaccio de polvo à lagareiro e uma alheira de caça sobre legumes da horta e maçã, que valem cada garfada. Nos petiscos, os rojõezinhos e as papas de sarrabulho dão um toque mais regional. O pastelão de bacalhau com cebola e salsa é outro prato local a experimentar.
Na mesa secular de granito pode também provar as incríveis sobremesas: o pudim abade de priscos, o quindão, a sopa dourada, o papo d'anjo e a mousse de chocolate. A torta de laranja de Amares, típica da região, é muito fresca e pouco doce, ideal para terminar a refeição.
Neste antigo mosteiro, há muitas coisas capazes de o levar ao céu, e as refeições neste espaço incrível são uma delas.
10 - Altis Belém Hotel & SPA
Em Lisboa, nas margens do rio Tejo, os hóspedes do Altis Belém Hotel podem jantar no Restaurante Feitoria, especializado em cozinha de autor.
Dirigido pelo chef João Rodrigues, o Restaurante Feitoria é galardoado com 1 estrela Micheline e tem uma carta inspirada nas descobertas culinárias dos exploradores portugueses. A oferta gastronómica deste hotel inclui também sushi e ostras super frescas servidas na Cafetaria Mensagem.
O Altis Belém oferece um programa com o nome “Deliciouse Weekend” que inclui entre outras coisas um jantar de degustação no Feitoria Restaurante & Wine Bar e um brunch de Domingo na Cafetaria Mensagem com vistas sobre o Rio Tejo.
Comentários