Inmaculada Casado, Miguel Angel Rodriguez, Joan, Daniel Gordo, Javier Caballero, Gemma Vela, Greg Liddell… estes são apenas alguns dos maravilhosos colaboradores do fantástico Mandarin Oriental Ritz Madrid. Sim, é um edifício extremamente luxuoso, repleto de história, charme, arte, mas são as pessoas que lhe dão alma, que nos fazem voltar vezes sem conta e sentirmo-nos em casa. Normalmente termino o que escrevo com um agradecimento às equipas que me recebem, aqui tinham de ser os primeiros a ser mencionados, muito obrigado, vocês todos sem exceção são o verdadeiro luxo!

Já tinha visitado o hotel algumas vezes, descrito inocentemente pelos meus filhos como “o hotel de ouro”, local que sempre me encantou e sobre o qual depositava enorme expetativa para ver o resultado da extensa renovação a que foi sujeito. A obra a cargo do renomado arquiteto espanhol Rafael de La-Hoz e dos designers franceses Gilles & Boissier resultou num enorme sucesso, o Ritz ficou mais moderno sem perder a sua elegância, luxo e personalidade - bravo! Entrei no Mandarin Oriental Ritz Madrid e senti-me de imediato em casa, e isso para quem como eu é um fã, é o mais importante.

Mandarin Oriental Ritz Madrid
Mandarin Oriental Ritz Madrid créditos: DR

O check-in continua expedito, profissional e afetuoso, assim como o serviço de “concierge pessoal” que nos guia à suite e nos acompanha durante toda a estadia. São 100 quartos elegantes e de excelentes dimensões aos quais se juntam 53 suites espaçosas (até 188m2), distribuídos por seis andares onde a decoração do estúdio parisiense Gilles & Boissier fez um upgrade no mix clássico e contemporâneo, com uma paleta de cores suaves, tecidos luxuosos e um design moderno que nos arrebata em cada canto e recanto.

As vistas estendem-se sobre a cidade, com alguns quartos e suites com vista para o Museu do Prado. Sim, fiquei alojado na Suite Prado, entra diretamente para os locais onde mais gostei de dormir até hoje, uma sala ampla, confortável, luminosa, onde não falta o serviço Vallet (que nos permite serviço integral sem contacto físico ou mesmo visual através de uma porta interior e exterior para o efeito).

Um quarto de excelente dimensões com uma decoração de fusão clássico / contemporâneo que adorei, com toques especiais como o duplo serviço de room service, extenso menu de almofadas - as minhas foram personalizadas com a inicial do meu nome - e aquele toque de tecnologia que simplesmente adoro. Chegamos à casa de banho, que pode muito bem ser a divisão estrela da suite, os mármores, banheira, rain shower, amenities Natura Bissé… um mundo de requinte! Tudo com vista direta e desimpedida para o Museu do Prado, se podia ficar melhor? Impossível!

Mandarin Oriental Ritz Madrid
Mandarin Oriental Ritz Madrid créditos: DR

Percebe-se um cuidado especial ao nível da sustentabilidade, um tema atual e que deve ser liderado pelos melhores hotéis, zero plástico de utilização única, garrafas de vidro, escovas de dentes de madeira são alguns dos detalhes.

Os conceitos gastronómicos, cinco no total entre restaurantes e bares, acompanham o requinte de todo o espaço, com o famoso chef Quique Dacosta ao leme cada um assume o seu próprio estilo e carácter, o Deessa – fine dining de assinatura na magnífica sala Alfonso XIII, o Palm Court situado debaixo da fantástica abóboda de vidro onde também decorre o famoso chá do Ritz, jantares ao ar livre no El Jardín del Ritz, cocktails no fabuloso bar Ritz Pictura e o Champagne Bar, onde o champagne e as tapas são as estrelas.

Para além de um hotel fabuloso, com uma localização única, uma gastronomia e equipa brilhante, também podemos considerar o Mandarin Oriental Ritz Madrid uma galeria de arte, tal a qualidade e diversidade do seu espólio. Destaco uma das novas atrações e que me captou a atenção desde o primeiro segundo: “Remolino do Retiro”, do estúdio londrino de design Haberdashery. Uma escultura de teto na abóboda da principal entrada do hotel substitui um candelabro tradicional e oferece um interessante jogo entre a luz natural e a artificial que incidem nos elementos de latão e níquel.

A escultura inspira-se no vizinho Parque Buen Retiro e na sua enorme variedade de maravilhas botânicas. Simplesmente arrebatador e um íman mesmo para os olhares mais distraídos.

No Mandarin Oriental Ritz Madrid sinto-me em casa, na casa que sempre sonhei, não será esse mesmo um dos principais desígnios dos melhores hotéis do planeta, fazerem-nos sentir confortáveis, acarinhados, que não somos mais um viajante mas sim parte de uma família que sabe que vai voltar a cruzar-se. Obrigado Mandarin Oriental Ritz Madrid, hasta pronto!