O hotel Términus é um ícone da hotelaria em Angola. Inaugurado em 1932, hoje Património Histórico Nacional, oferece o luxo do estilo colonial, sobre a areia da praia. Mas nem sempre foi assim. No início de 1900, o Términus não era mais do que um modesto restaurante de madeira, coberto com chapas de zinco. A construção foi evoluindo, os clientes também e, após muitos anos de obras, o hotel foi inaugurado a 29 de dezembro de 1932, data em que é oficialmente aberto ao público. A gerência foi entregue à Wagon-Lits, em exploração conjunta com o Caminho-de-Ferro de Benguela (C.F.B.), sendo obrigada a prestar um bom nível de serviço, e a abertura teve como tema “Para dignificar a cidade do Lobito perante os passageiros que desembarcavam ou embarcavam no Lobito”.

O nascimento do hotel teve um grande impacto social na época e os passageiros do CFB ajudaram à expansão comercial. Entre os estrangeiros que transitavam pelo Lobito, destacavam-se os profissionais e diplomatas belgas, que se hospedavam no Términus aguardando o comboio para o ex-Congo Belga. Com esta procura por parte dos estrangeiros criaram-se comboios especiais com serviço de restaurante e camas, garantido pelo Hotel Términus. Estes visitantes aguardavam também muitas vezes a chegada e partida dos barcos provenientes e de regresso à Bélgica.

Em maio de 1965, é feito um investimento de dois mil contos, para a modernização dos seus quartos, remodelação da cozinha, uma nova sala de jantar e de reuniões, um novo bar e um novo salão. Ao longo das décadas, este hotel manteve sempre a sua traça inicial e uma elevada qualidade de serviço, razão pela qual foi considerado durante muitos anos o melhor hotel de Angola. Hoje possui 90 quartos e 10 suites. A esplanada do Hotel Términus virada para o mar era muito apreciada, principalmente ao entardecer, por nela se beberem umas deliciosas ‘Cucas’ fresquinhas contemplando o típico e belíssimo pôr-do-sol africano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.