Para homenagear estes marcos históricos, a Booking.com verificou mais de 28 milhões de listagens em mais de 152.000 destinos ao redor do mundo para partilhar 10 estadias espetaculares perto (ou realmente em) alguns dos mais deslumbrantes faróis do mundo.

De um monólito centenário na Espanha a uma cratera vulcânica no Havai, estas escapadelas certamente inspirarão o desejo de viajar:

Torre de Hércules, A Coruña, Espanha

Património Mundial da UNESCO e o farol em funcionamento mais antigo do mundo, a Torre de Hércules foi construída há quase 2.000 anos pelos antigos romanos ao longo do que hoje é a costa noroeste de Espanha.

Localizado a poucos passos deste lendário farol, o Blue Ocean Penthouse oferece vistas panorâmicas do impressionante monumento, perfeito para aproveitar o sol, a paisagem e a história.

Farol de Fanad, Letterkenny, Irlanda

Cercado por quilómetros de costa acidentada e pelas ondas ao longo das rochas, o Farol Fanad no condado de Donegal, na Irlanda, é o lugar perfeito para viver as fantasias latentes de um faroleiro.

Gerido atualmente por uma organização local sem fins lucrativos, os hóspedes podem dormir numa das três cabanas aconchegantes antes habitadas pelos antigos faroleiros residentes, todas num local verdadeiramente idílico.

Depois de um dia a observar aves marinhas e a explorar as praias isoladas e cidades costeiras da península, pode se aquecer perto do fogo e assistir ao pôr do sol no Oceano Atlântico Norte.

Farol de Galle, Galle, Sri Lanka

Situado dentro das paredes do Forte Galle (também conhecido como Forte Holandês), o Farol de Galle é a estação de luz mais antiga do Sri Lanka e foi construído pela primeira vez em 1848 pelos britânicos.

O farol como conhecemos hoje foi concluído em 1940 após o incêndio original e foi declarado património mundial da UNESCO juntamente com o resto do forte em 1988.

Localizada do outro lado da rua, Villa Aurora Galle Fort é uma bela casa com jardim e terraço, onde pode desfrutar de vistas diretas do farol e do Oceano Índico.

Farol do Cabo Byron, Byron Bay, Austrália

Construído na viragem do século XX para ajudar a proteger a perigosa costa leste australiana, o Farol do Cabo Byron foi operado por faroleiros até 1982. Hoje é um local lindo para assistir o nascer do sol sobre o Oceano Pacífico e é adicionalmente notável como sendo o ponto mais a leste no continente australiano.

A poucos passos da Praia de Wategos e do icónico farol de Byron Bay, o The Watermark oferece suites luxuosas e é ideal para quem procura um pouco de relaxamento e lazer.

Farol de Chania, Creta, Grécia

O Farol Veneziano de Chania está entre os mais antigos do mundo e remonta ao final do século XVI. Localizada no final de um longo porto, possibilita um passeio romântico à noite, principalmente no verão.

Também situado ao longo do porto histórico da cidade numa villa restaurada da década de 1890, o Ambassadors Residence Boutique Hotel é a base ideal para passear pelas muitas vielas sinuosas da cidade repletas de cascatas de flores perfumadas. Depois de um dia de passeios, os hóspedes podem relaxar na sua varanda e observar os navios que cruzam o azul do Mediterrâneo.

Farol de Key West, Key West, Flórida, EUA

Construído em 1825 para ajudar os navios a entrarem no porto, o Farol de Key West fica no coração da cidade mais a sul dos Estados Unidos e é o lugar perfeito para absorver o ambiente descontraído que tornou a fuga remota uma das preferidas de personalidades como Ernest Hemingway e Tennessee Williams.

Exploradores curiosos podem subir os 88 degraus de ferro até o topo da torre para vistas espetaculares e para ter um vislumbre de como viviam os ex-faroleiros.

Com um ambiente elegante e tropical chique, o Kimpton Lighthouse Hotel está situado entre as palmeiras no coração da icónica Key West, a poucos passos da Casa e Museu de Ernest Hemingway, bem como de vários bares, restaurantes e praias.

Farol de Split Rock, Beaver Bay, Minnesota, EUA

Situado num parque nacional com o mesmo nome, Split Rock Lighthouse está dramaticamente empoleirado na beira de um penhasco no norte de Minnesota, oferecendo vistas deslumbrantes do Lago Superior. Construído em 1910 após uma série de naufrágios devastadores ao longo da costa, o farol é hoje considerado um dos pontos mais visitados e fotografados do estado.

Aninhado entre as árvores a apenas alguns quilómetros ao longo da costa, o resort Cove Point Lodge oferece uma base deslumbrante para explorar os trilhos do Split Rock Lighthouse State Park e o cenário dramático do próprio farol.

Farol de Yaquina Head, Newport, Oregon

Com 28 metros de altura numa bela península a pouco mais de duas horas a sul de Portland, o histórico farol Yaquina Head é considerado o mais alto do estado e está localizado próximo à foz do rio Yaquina.

Os visitantes podem desfrutar de visitas guiadas ao farol durante todo o ano para aprender mais curiosidades, mas para já fique a saber que foi feito originalmente em Paris em 1868 e mais tarde enviado para Oregon, onde foi erguido pela primeira vez em 1873.

Situado entre os pinheiros numa enseada isolada a apenas cinco minutos de carro, a Ocean House é um refúgio aconchegante para explorar toda a beleza acidentada que a costa central do Oregon tem a oferecer, incluindo pores-do-sol sensacionais sobre o Pacífico.

Farol de Pigeon Point, Pescadero, Califórnia, EUA

Construído em 1871 para guiar os navios por um ponto particularmente rochoso e traiçoeiro ao longo da costa do Pacífico da Califórnia, o Pigeon Point Lighthouse é agora um marco histórico e o mais fotografado em todo o estado.

As casas originais dos faroleiros foram totalmente renovadas e transformadas num albergue. Oferecendo vistas panorâmicas do oceano desde a base do farol, o exclusivo HI - Pigeon Point Lighthouse Hostel é o local perfeito para observação de baleias e estrelas, além de algumas fotos bastante épicas.

Diamond Head Lighthouse, Honolulu, Havai, EUA

Localizado na sombra de Diamond Head, uma grande crista vulcânica distinta na ponta sul da ilha de O'ahu e no extremo leste da praia de Waikiki, o Farol Diamond Head foi originalmente construído em 1899 e é um dos faróis mais conhecidos no Pacífico.

Apresentado num selo postal dos Estados Unidos em 2007, o farol Diamond Head também está oficialmente listado no Registo Nacional de Locais Históricos.

O luxuoso Lotus Honolulu em Diamond Head oferece vistas exuberantes e imponentes de Diamond Head e está a poucos passos de Kaimana Beach, ótimo para nadar e mergulhar com snorkel, com as suas águas quentes e rasas azul-turquesa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.