Com a chegada do Mês do Orgulho, a agência Reboot Digital PR Company refez o seu estudo de 2019 sobre os países europeus mais inclusivos para profissionais LGBTQ+ para estabelecer quais as regiões que fizeram os maiores progressos.

A Reboot Digital PR Company utilizou os dados do LGBTIQ Survey III – realizado pela Agência Europeia dos Direitos Fundamentais (FRA).

Percorra a galeria e descubra os países europeus mais progressistas para profissionais LGBTQ+, segundo o estudo.

A Finlândia registou o maior progresso entre 2019 e 2024, aumentando 2,80 pontos no geral, para uma pontuação de 7,70/10. Isto coloca o país em quinto lugar na Europa em termos de inclusão para profissionais LGBTQ+, devido às pontuações positivas no que diz respeito à igualdade e segurança no local de trabalho.

Portugal ocupa o segundo lugar em termos de progresso, com a sua pontuação a aumentar 2,73 pontos, totalizando 7,13/10 em 2024, ocupando 8º lugar geral na Europa.

Algumas métricas, no entanto, ainda precisam de algum progresso. Nomeadamente, a pontuação de 'abertura no trabalho' (6,21/10) e a pontuação de igualdade no local de trabalho (5,86/10) - 45% dos profissionais LGBTQ+ afirmaram que escondem frequentemente ou sempre o facto de fazerem parte da comunidade LGBTQ+, enquanto 18% afirmaram ter sofrido discriminação enquanto candidato a emprego ou no local de trabalho.