Um estudo levado a cabo pela Journo Research para uma empresa sueca de energia renovável, a Hemsol, revelou quais são os países europeus que mais esforços estão a fazer para um mundo mais verde e sustentável.

São cada vez mais os viajantes que se preocupam com estas questões - além das morais - na hora de marcar uma viagem, por isso, é que é cada vez mais importante os dirigentes governamentais e turísticos preocuparem-se com o ambiente.

O estudo recorreu a dados da Agência Europeia do Ambiente, do Projeto Odyssee-Mure e do Instituto de Energia para obter um índice de fatores como a quota de energias renováveis, taxas de reciclagem e emissões de dióxido de carbono para depois se chegar a um valor de 0 a 100 e assim se encontrar os países europeus mais ‘verdes’ e amigos do ambiente.

Na lista poderá verificar que o pelotão da frente é constituído maioritariamente, e sem surpresas, por países nórdicos. Surpreendente é ver que países como a Bélgica ou os Países Baixos estão fora do top 10. Já Portugal nem aparece nos 20 primeiros lugares, mostrando que está muito aquém das expectativas.

Confira a fotogaleria abaixo para conferir os 31 países europeus analisados.