Projetada pelo arquiteto Octavio Mendoza Morales, um conhecido ativista ambiental da América do Sul, a Casa de Terracota foi concebida utilizando materiais de construção não convencionais e privilegiando os recursos naturais da região em que se insere. Nas suas paredes não existe uma grama de cimento ou de aço, mas antes quatro toneladas de barro que exigiu que a casa fosse cozida em alta temperatura para torná-la resistente à chuva, terremotos e garantir um ambiente interno fresco. 

A habitação, considerada “a maior peça de cerâmica do mundo”, está dividida em dois pisos, inteiramente feitos de terracota, e mede cerca de 5.400 metros quadrados e apesar do seu aspeto minimalista, tem todos os confortos modernos, desde painéis solares e a água quente, a casa de banho, sala de estar, quartos de dormir e até uma cozinha totalmente equipada. 

Os painéis solares foram criados a partir de restos de metal antigos e os móveis  construídos usando vidro reciclado. 

Esta casa também conhecida como “Casa dos Flintstones”, que Mendoza definiu como a sua “obra de vida”, pretende demonstrar que é perfeitamente possível um indivíduo viver em completa harmonia com o ambiente.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight Worlde minha página de Instagram